O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Últimos dias para inscrições nos editais Pronex e Primeiros Projetos
Publicado em: 06/09/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Últimos dias para inscrições nos editais Pronex e Primeiros Projetos

Terminam na próxima semana os prazos de entrega de propostas para dois editais lançados pela FAPERJ em julho. O prazo para o programa Primeiros Projetos se encerra na segunda-feira, dia 11 de setembro.  Os pedidos de apoio ao Pronex (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência) poderão ser feitos até quarta-feira, dia 13.

Desde o lançamento dos editais, a FAPERJ tem esclarecido algumas dúvidas em relação às inscrições. As mais freqüentes são as seguintes:


Quanto ao preenchimento do formulário Pronex

a) A instituição proponente e a instituição executora podem ser a mesma.

b) Os espaços de preenchimento do formulário não obedecem a nenhuma numeração obrigatória. Todos os campos podem ser ampliados e/ou encurtados, de acordo com as particularidades de cada proposta. Outros itens podem ser incluídos, como, por exemplo, objetivos, referências bibliográficas, entre outros.


Documentação a ser entregue

a) O coordenador proponente e os pesquisadores principais devem anexar uma cópia do CV LATTES resumido (últimos 5 anos de produção) à proposta.

b) Os formulários preenchidos e os CV LATTES devem ser encaminhados em uma via impressa, acompanhadas de uma cópia em CD.

c) As Cartas compromisso de pelo menos duas instituições participantes, às quais devem estar vinculados os pesquisadores da equipe principal, devem ser assinadas pelos reitores ou pró-reitores das universidades.

d) Todos os participantes devem se cadastrar no sistema InFaperj. Entretanto, basta entregar impresso apenas os cadastros dos professores doutores.


Critérios de elegibilidade

a) O coordenador proponente deve estar vinculado a uma instituição sediada no estado do Rio de Janeiro. Pesquisadores vinculados a instituições sediadas em outros estados podem participar do edital PRONEX como colaboradores.

b) O coordenador proponente deve ter nível 1A ou 1B do CNPq ou equivalente. A pertinência dessa equivalência será determinada pelo Comitê Local de avaliação formado pela FAPERJ. Não haverá conferência do nível do coordenador no momento da entrega da proposta. O mesmo vale para a classificação de “grupo emergente”.

c) Pesquisadores e núcleos de todas as áreas, assim como grupos em formação, poderão participar do edital PRONEX.

d) Pesquisadores que têm APQ1 ativo na FAPERJ, assim como os contemplados nos editais “Cientista do Nosso Estado”, “Cientista Jovem do Nosso Estado”, podem apresentar proposta ao edital PRONEX. Do mesmo modo, pesquisadores que têm PRONEX  ainda ativos também podem concorrer ao presente edital, devendo para tanto apresentar relatório até a data de 30/6/2006 – item 1.2.2 do edital.

e) Coordenadores de Projetos do Programa Instituto do Milênio em vigência poderão concorrer desde que não estejam entre os 3 pesquisadores requeridos com nível 1 do CNPq ou equivalente.

f) Considerando que haverá uma avaliação em nível estadual e outra em nível federal, pedimos a atenção para a análise em nível federal quanto aos projetos inter-estaduais, para que não haja repetição de solicitações.


Quanto à limitação de sede

a) A FAPERJ poderá receber mais de uma proposta de uma mesma Universidade, Instituto ou Departamento, não havendo, portanto, limitações quanto ao número de pedidos do ponto de vista institucional.

b) A instituição proponente e/ou instituição sede deverão necessariamente estar situadas no estado do Rio de Janeiro.

c) Instituição proponente e instituição executora podem ser a mesma instituição. É crucial que o pesquisador proponente esteja vinculado à instituição executora.


O proponente como Pessoa Física e contratação de serviços
 
a) Em vista da determinação estatutária da FAPERJ, o valor concedido será depositado na conta de pessoa física do proponente coordenador.

b) Podem ser contratadas pessoas jurídicas e/ou pessoas físicas para desempenhar papéis de apoio junto ao processo, a serem inscritos na rubrica de “serviço de terceiros” (pessoa física ou jurídica), tais como: apoio técnico específico, gestão administrativa, importação de equipamentos, entre outros deve-se, nesse caso, atentar para as condições dispostas no item 1.5 no edital.


Cronograma

a) Os recursos devem ser, preferencialmente, aplicados em 36 meses. No item de 8 do Edital foi previsto o prazo de 48 meses para atender solicitações de prorrogação,  devidamente justificadas, as quais serão julgadas pelo comitê avaliador.


Clique para ver os editais:

Pronex - 2006

Primeiros Projetos - 2006

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes