O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Secti-RJ e FAPERJ lançam chamada com foco na Mata Atlântica
Publicado em: 06/09/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Secti-RJ e FAPERJ lançam chamada com foco na Mata Atlântica

A Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RJ) e a FAPERJ convocam cientistas interessados em participar de grupos de pesquisa relacionados à bactéria archaea e a fungos da Mata Atlântica Fluminense. O objetivo é formar uma rede cooperativa para troca de experiências e informações, além do intercâmbio de especialistas para utilização de infra-estrutura laboratorial e desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto. Os recursos conjugam verbas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), que forneceu R$ 2,5 milhões, e contrapartida da FAPERJ (R$1,6 milhão) para serem usados em 2 anos.

 

A chamada faz parte do Programa Mata Atlântica, da Secti-RJ, que engloba uma série de iniciativas para estudar e mapear a fauna e a flora de toda a mata existente no estado, reduzida atualmente a apenas 7% de seu território original. De acordo com Eloi Garcia, coordenador do programa e superintendente de Desenvolvimento Científico da Secti-RJ, o programa busca induzir a interação entre as atividades de pesquisa básica e aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação.

 

Os interessados em participar da rede devem remeter à Secti-RJ/FAPERJ, até o dia 25 de setembro, a seguinte documentação: titulação da equipe e de seu responsável, indicação dos vínculos institucionais com entidades públicas de ensino e pesquisa, o nome e a descrição sumária das especialidades de cada um dos pesquisadores participantes, a descrição da infra-estrutura já existente, as publicações de cada membro da equipe nos últimos cinco anos e o curriculum vitae cadastrado no sistema Lattes do CNPq.

Após a análise dos documentos, a coordenação do programa se reunirá com os pesquisadores interessados para a organização da rede cooperativa e definição dos temas na área de Microorganismos. Serão enfocadas a taxonomia e distribuição da bactéria archaea e dos fungos da Mata Atlântica do Estado do Rio; o desenvolvimento de programas de comunicação que incorporem materiais educativos; a divulgação eletrônica dos microorganismos classificados e o aprimoramento da infra-estrutura de CT&I de apoio aos laboratórios que integram a rede.

 

“Nossa intenção é envolver na rede cooperativa o maior número possível de laboratórios e pesquisadores”, explica Garcia. A íntegra da chamada encontra-se na página eletrônica da Secti-RJ (www.secti.rj.gov.br/pages/editais_pag.asp) e a documentação deverá ser encaminhada a Eloi Garcia, através do e-mail egarcia@secti.rj.gov.br ou pelo correio para a sede da Secti-RJ, na Rua México, 125, 10 Andar - Cep 20040-000.

 

Nos mesmos moldes, foi lançada uma chamada para estudos sobre insetos da Mata Atlântica. Veja nota nesta edição.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes