O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Diretor científico da FAPERJ recebe prêmio da TWAS em Angra
Publicado em: 31/08/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Diretor científico da FAPERJ recebe prêmio da TWAS em Angra

Foto: Jerson Lima: pioneirismo em Bioquímica e Biologia EstruturalAgraciado em novembro passado com o prêmio em Biologia/2005 da TWAS – Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento –, o diretor científico da FAPERJ Jerson Lima Silva receberá a premiação neste sábado, dia 2 de setembro, em Angra dos Reis (RJ), durante a realização da 10 Conferência Geral da TWAS. No domingo, dia 3, ele fará palestra sobre o tema da pesquisa que lhe valeu a premiação. Durante a conferência, o matemático Jacob Palis, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), receberá o Prêmio Trieste de Ciência, outra importante distinção concedida pela organização, que tem sede na cidade homônima, na Itália. O evento tem o apoio da FAPERJ.

A reunião da TWAS ocorrerá de 1 a 6 de setembro, no Blue Tree Resort, em Angra dos Reis, litoral Sul Fluminense. Mais de 400 cientistas de países em desenvolvimento participarão do evento, incluindo, entre outros pesquisadores de renome, David Gross, do Instituto de Física Teórica da Universidade da Califórnia e ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2004.

Em evento paralelo na segunda-feira, dia 4 de setembro, o Fórum Ministerial da 9 Assembléia Geral da rede de Organizações Científicas dos Países em Desenvolvimento (TWNSO) reunirá ministros de ciência, tecnologia e educação de 28 países. O fórum debaterá as dificuldades e as estratégias para garantir o financiamento da área de ciência, tecnologia e inovação nos países em desenvolvimento.

Antes de seguir para Angra dos Reis, Jerson Lima, que foi um dos nove cientistas contemplados pela TWAS no ano passado, falou ao Boletim da FAPERJ sobre a importância dos prêmios para a ciência brasileira: "Há meio século, a ciência era feita eminentemente nos países desenvolvidos. Hoje, assistimos a um aumento vertiginoso da presença de representantes de países emergentes em importantes descobertas científicas", disse. Para o cientista, a ciência é motor importante do desenvolvimento social nos países periféricos. "Prêmios como esses contribuem para atrair a atenção da comunidade científica para os países de origem dos cientistas agraciados, influindo positivamente não só nas políticas públicas, mas igualmente nas iniciativas do setor privado", comentou. O diretor científico da Fundação irá dividir a premiação com o pesquisador Huanming Yang, da China.

Uma das mais prestigiosas condecorações da área científica, o prêmio da TWAS destaca o pioneirismo do trabalho de Lima Silva nas áreas de Bioquímica e Biologia Estrutural que levaram a avanços no entendimento do enovelamento das proteínas, da formação de complexos multimoleculares, tais como vírus, e da formação de agregados protéicos e proteínas com a conformação alterada. Estes últimos são responsáveis pela fisiopatologia de inúmeras doenças humanas, tais como cancer, doença de Parkinson e doenças causadas por Prions (ex.: doença da vaca louca). Professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ desde 1997, Lima Silva é coordenador do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas da mesma instituição e coordenador do Instituto Milênio de Biologia Estrutural. Desde dezembro de 1999 que Lima Silva é membro da Academia Brasileira de Ciências.

Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis dividirá o prêmio com outros três agraciados: Chen Ding-Shinn, de Taiwan; Rao Zihe, da China; e C.S. Seshadri, da Índia. A distinção é concedida todos os anos a pesquisadores de países em desenvolvimento como reconhecimento a contribuições em diversas áreas do conhecimento. Neste ano, as áreas contempladas pela premiação foram ciências médicas e matemáticas. Desde 2002, Palis recebe apoio da FAPERJ para suas pesquisas através do programa Cientistas do Nosso Estado. O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Eduardo Moacyr Krieger, também será agraciado na conferência, com a medalha TWAS.

Também será realizada neste mesmo período a 1 Conferência Regional de Jovens Cientistas da TWAS, para a qual foram convidados cientistas de menos de 40 anos, que apresentarão suas pesquisas na área das ciências biológicas e debater ão suas aplicações no quadro mais amplo do desenvolvimento sustentável. O programa inclui ainda palestras e debates em torno da temática da promoção das ciências da vida para o desenvolvimento sustentável. Serão mostradas experiências bem-sucedidas e estudos sobre o impacto das mudanças climáticas no planeta.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes