O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Diretor científico participa da abertura de congresso internacional
Publicado em: 10/08/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Diretor científico participa da abertura de congresso internacional

Jerson Lima, diretor científico da FAPERJ, destacou o empenho dos organizadores para garantir a realização do congresso no BrasilOrganizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o 15 Congresso Internacional de Física Matemática trouxe esta semana ao Rio os mais importantes físico- matemáticos e matemáticos em áreas relacionadas à Física. O diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, representou a Fundação na cerimônia de inauguração do evento, realizada na segunda-feira, dia 7 de agosto, no Hotel Glória, no bairro do Flamengo. É a primeira vez que o congresso, que teve apoio da FAPERJ e é realizado a intervalos de três anos, tem lugar em um país da América Latina.

A solenidade de abertura foi realizada no Salão Nobre do hotel logo após a palestra de Lisa Randall, primeira mulher a ocupar a cadeira titular de Física da Universidade de Harvard (EUA) e uma das físicas mais citadas no mundo. Um dos integrantes da mesa inaugural do evento, Jerson Lima elogiou o empenho dos organizadores para garantir a realização do congresso no país, iniciativa que consumiu três anos de esforços segundo o diretor do Impa Marcelo Viana, coordenador da área de Matemática da FAPERJ e um dos mais premiados cientistas do país. O Impa é uma unidade de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

“É uma honra para o Rio de Janeiro e para o país acolher um evento dessa magnitude”, disse o diretor científico da Fundação. “A realização de um congresso como esse abre novas perspectivas para um grande número de jovens cientistas não só do Brasil, mas também da América Latina, ávidos por uma chance de acompanhar e debater com alguns dos mais premiados nomes da Matemática e da Física no mundo”, completou Jerson Lima. Professor titular do Instituto de Bioquímica Médica do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ desde 1997, o pesquisador acumula também a Coordenação do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear de Macromoléculas da mesma instituição.

Membro do Conselho Superior da FAPERJ e diretor de Ciência e Tecnologia da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos/MCT), Carlos Alberto Aragão, que representou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, na cerimônia, disse que o país já conta com uma política para a área de Ciência e Tecnologia que não depende mais de quem ocupe o Palácio do Planalto, sede do governo federal. “Durante muitos anos, não tínhamos uma política de desenvolvimento no país no campo científico. Hoje, vemos com satisfação os frutos de um esforço para consolidar o sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com iniciativas que alcançam um amplo espectro de estudos não só nas áreas espacial e nuclear, mas também as regiões da Amazônia, Cerrado e Pantanal”, disse Aragão, diretor do Instituto de Física da UFRJ

Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Pallis lembrou que nas primeiras décadas do século passado a ciência brasileira estava limitada a alguns heróis que lutavam por conta própria para dar um pouco de visibilidade às pesquisas realizadas no país. “Em poucas décadas, a comunidade científica nacional, empurrada pelas características que animam o caráter e a determinação dos brasileiros, permitiu que alcançássemos uma posição respeitável na comunidade científica internacional”, frisou.

A programação do congresso incluiu a cerimônia de entrega do Prêmio Poincaré, a mais importante condecoração na área de física-matemática, entregue aos três contemplados na edição de 2006, escolhidos pela Fundação Daniel Iagolnitzer, da França, responsável pela premiação. Os agraciados foram Edward Witten, professor de Física Matemática no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (EUA); David Ruelle, pesquisador do Institut des Hautes Etudes Scientifiques (França); e Ludwig Faddeev, do Instituto de Matemática de São Petersburgo (Rússia).  

O evento termina nesta sexta-feira, dia 11 de agosto. Nos dois dias que antecederam o encontro, a sede do Impa acolheu o Simpósio de Jovens Pesquisadores, com a participação de cientistas de renome em seminários e debates dirigidos a um público jovem, permitindo maior interação entre nomes consagrados e pesquisadores emergentes.


Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes