O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Edital Cientistas do Nosso Estado tem número recorde de inscrições
Publicado em: 10/08/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Edital Cientistas do Nosso Estado tem número recorde de inscrições

A sétima edição do programa Cientistas do Nosso Estado, lançada em 5 de julho, recebeu até a última quarta-feira, dia 9 de agosto, 816 propostas, número recorde que ainda pode crescer com as solicitações que continuam chegando pelo correio. O prazo para se candidatar a uma das 300 bolsas oferecidas pelo programa terminou no dia 1 de agosto. Até o momento, 75% das inscrições foram processadas e mostram que a maioria das solicitações vem de projetos das Ciências Biológicas – 30% de todas as inscrições computadas. Essa proporção sobe para 36% se somada aos projetos de Ciências da Saúde.

 

As Ciências Exatas e da Terra foram a segunda área com maior demanda (22%), seguida pelas Engenharias, com 14%. Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas somam 17% das solicitações de bolsas, enquanto as Ciências Agrárias apresentaram 9% de demanda e, a área de Lingüística, Letras e Artes, 2%.

 

De acordo com o assessor da Diretoria Científica da FAPERJ, Maurício Moutinho, nesta edição do programa o perfil das solicitações por área de conhecimento repetiu tendência semelhante à constatada na edição anterior do edital, lançado em 2004. Ele explica que o número de bolsas destinadas a cada área segue a mesma proporção que a demanda apresentada. Isso indica que as Ciências Biológicas deverão receber um número maior de bolsas do que as outras áreas de conhecimento.

 

O comitê de avaliação que julgará as propostas selecionadas e recomendará as contemplações é formado por membros da FAPERJ e de outros órgãos de pesquisa – como CNPq e Academia Brasileira de Ciências –, de modo que os cientistas envolvidos no processo de avaliação pertençam a outros estados, que não o Rio de Janeiro. “Buscamos, assim, conferir imparcialidade à avaliação”, esclarece Moutinho. Entre os critérios de seleção estão a focalização da proposta, o valor científico do projeto e as experiências científicas do coordenador do projeto e de sua equipe.

 

O edital 2006 do programa Cientistas do Nosso Estado vai oferecer 300 bolsas aos melhores projetos coordenados por pesquisadores ou tecnólogos de reconhecida liderança na sua área, com dotação mensal de R$ 2 mil pelo prazo máximo de 24 meses. Até 1 de agosto, dia de encerramento das inscrições, a FAPERJ havia recebido 672 propostas. Nesta primeira leva de solicitações, cerca de 25% chegaram pelo correio, número que vem crescendo a cada programa mesmo entre os residentes no Rio de Janeiro, o que se deve à maior comodidade do processo.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes