O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Reunião discute preparativos para a Semana Nacional de C&T
Publicado em: 03/08/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Reunião discute preparativos para a Semana Nacional de C&T

Representantes de universidades, institutos de pesquisa e órgãos de governo ligados à ciência e educação no Estado do Rio de Janeiro voltaram a se reunir esta semana com integrantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para acertar os detalhes da programação fluminense no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá de 16 a 23 de outubro em todo o país. A reunião foi realizada na quarta-feira, dia 2 de agosto, no auditório da Finep (Financiadora de Projetos), na Praia do Flamengo. Esta é a terceira edição do evento, cujo tema deste ano será o centenário do primeiro vôo do 14bis, invenção do cientista brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932). A FAPERJ participou das duas edições anteriores.

 

Na reunião, Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência (Depdi), do Ministério da Ciência e Tecnologia, convidou a todos para que contribuam com informações acerca das atividades que estão organizando para que essas possam ser disponibilizadas no site do evento. “Os interessados já podem baixar, a partir do site, cartilhas, folders e vinhetas para rádio e tevê sobre Santos Dumont. Temos ainda dois outros endereços eletrônicos sobre o evento: um balcão de palestras, onde as instituições cadastradas no site organizarão suas atividades, e  um outro com notícias produzidas mensalmente sobre o evento e que poderão servir de pauta para a grande imprensa”, explicou.

 

Já Marcus Vinícius Mannarino, gerente de comunicação e marketing da RNP (Rede Nacional de Pesquisa), adiantou que durante a Semana Nacional de C&T serão disponibilizadas para os participantes do evento quatro sessões reunindo vídeos sobre Santos Dumont que farão parte da mostra Ver Ciência 2006 – mostra de vídeos internacionais sobre Ciência e Tecnologia produzidos por emissoras de tevê do mundo inteiro e que acontecerá de 12 a 17 de setembro no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). “As instituições cadastradas poderão solicitar o envio dos vídeos, reunidos em DVD, para que sejam exibidos em diferentes locais. Além disso, este mesmo conteúdo também estará disponível no site”. disse. “Eles não poderão ser baixados, mas desde que as instituições interessadas tenham computadores que atendam as especificações necessárias, os vídeos poderão ser exibidos em auditórios, teatros, salas etc.”, concluiu.


No site do evento já estão disponíveis diversas fotos sobre os eventos relacionados ao centenário do vôo do 14bis. No mesmo site, os interessados encontrarão um link com os detalhes de um concurso destinado aos estudantes, que poderão participar com desenhos, frases e uma redação sobre o célebre vôo do aeroplano, no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906.

 

A expectativa para esse ano é de que o evento mobilize ainda mais municípios e escolas de todo o Brasil. Em 2004, ano em que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada por decreto presidencial, foram desenvolvidas 1.848 atividades em 252 municípios do Brasil, com a participação de 257 instituições. No segundo ano, os números foram mais expressivos: 332 municípios se integraram ao evento – dentre eles, 109 apenas da região Sudeste – totalizando 6.701 atividades e 844 instituições de todo o país.

 

O objetivo principal do evento é mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, na busca de valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana Nacional também pretende chamar atenção para a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes