O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Inscrições para o edital Cientista do Nosso Estado terminam dia 31
Publicado em: 20/07/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Inscrições para o edital Cientista do Nosso Estado terminam dia 31

Lançado em 5 de junho, a nova edição do edital Cientistas do Nosso Estado, cujo prazo  termina no próximo 31 de julho, recebeu até o momento pouco mais de 100 inscrições. A diretoria da FAPERJ aconselha aos interessados não deixarem o envio da documentação exigida para o final do prazo. A última edição do edital, realizada em 2004, teve 567 candidatos. Desta vez, a estimativa é de que esse número seja ultrapassado.

As bolsas são destinadas a apoiar, através de concorrência, os melhores projetos coordenados por pesquisadores ou tecnólogos de reconhecida liderança na sua área, visando prover apoio mensal para o desenvolvimento de seus projetos. Pesquisadores e inovadores do Estado do Rio de Janeiro poderão concorrer a 300 bolsas, que consistirão de uma dotação mensal de R$ 2 mil pelo prazo máximo de 24 meses. As bolsas entrarão em vigor em janeiro de 2007.

O proponente terá que fazer opção por uma das duas categorias em competição: Pesquisador Cientista ou Pesquisador Inovador (Tecnólogo). Em ambas as categorias terão prioridade os projetos que estejam associados ao desenvolvimento econômico e social do estado.

Na categoria de Pesquisador Cientista serão elegíveis os candidatos que tenham título de doutor com produção científica ou tecnológica de alta qualidade e reconhecida liderança, especialmente nos últimos cinco anos e que tenham vinculação permanente com centros, universidades ou instituições de pesquisa sediados no Estado do Rio de Janeiro. Serão priorizados aqueles que apresentem alto potencial multiplicador através da articulação de capacidade científica de excelência e da participação de jovens pesquisadores e centros emergentes, preferencialmente de instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Também merecerão destaque projetos que evidenciem interações multidisciplinares.

 

Para Pesquisador Inovador são elegíveis os inovadores (tecnologistas) que tenham título de graduação ou superior, tenham vinculação com instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro e possuam atividades de desenvolvimento tecnológico, especialmente nos últimos cinco anos, devidamente documentadas através de patentes, modelos de utilidade, normas, protótipos, contratos de transferência de tecnologia ou de serviços tecnológicos com empresas, laudos ou pareceres técnicos e consultorias de cunho tecnológico prestados ou desenvolvidos pelo proponente.

 

Nesta categoria, serão priorizados aqueles que apresentem soluções tecnológicas, de ruptura ou ganho incremental, que possuam protótipos, produtos, processos e/ou aperfeiçoamentos, em fase final de desenvolvimento, com potencial de inserção no mercado e/ou de alta relevância social.

 

Clique para conferir o novo edital Cientistas do Nosso Estado e para baixar os formulários de inscrição e de projeto.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes