O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Boletim online da Fundação comemora seu segundo aniversário
Publicado em: 13/07/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Boletim online da Fundação comemora seu segundo aniversário

O boletim eletrônico da FAPERJ, principal ferramenta de divulgação das atividades institucionais da fundação e das novidades da pesquisa fluminense no campo da C&T, acaba de completar dois anos. Lançado em julho de 2004, o boletim, que tem periodicidade semanal, abriu um novo canal de comunicação entre a FAPERJ e a comunidade científica e acadêmica, colaborando para estreitar ainda mais as relações entre, de um lado, pesquisadores, cientistas, professores e estudantes, e, do outro, a principal agência de fomento à pesquisa no âmbito estadual.
 
A criação do boletim proporcionou maior visibilidade pública à Fundação, dando, conseqüentemente, maior transparência às ações do governo estadual na área de ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa logo comprovou-se altamente eficaz: o informativo eletrônico semanal, enviado a mais de 15 mil e-mails cadastrados no banco de dados do órgão, logo caiu no gosto de seu público, que nele busca não apenas informações sobre bolsas e auxílios, prazos de editais ou resultados de seleções, mas também mantém-se atualizado sobre a ciência produzida no Estado do Rio de Janeiro.

 

O diretor-presidente da FAPERJ, que desde o início abraçou a idéia da criação desse novo meio de comunicação para ‘falar’ com o público externo, acredita que o boletim já firmou sua receptividade junto ao usuário da instituição. “O objetivo central do boletim é divulgar as principais ações relacionadas com as políticas públicas para o setor de ciência, tecnologia e inovação no Estado do Rio de Janeiro”, diz Pedricto Rocha Filho. “Ao longo dos últimos 24 meses, foram muitas as manifestações de apoio à sua implementação, recebidas pela diretoria da FAPERJ", confirma o presidente da Fundação.

Ao lado do novo sistema de informática da fundação, inFAPERJ, o boletim eletrônico vem colaborando decisivamente para dar maior agilidade à divulgação de resultados de editais, programas e chamadas, além de tornar públicas as decisões de caráter institucional da Fundação que possam influir na expansão, avanços e conquistas da pesquisa fluminense.

Enviado inicialmente para pouco mais de 11 mil assinantes entre bolsistas, pesquisadores, órgãos públicos, professores e estudantes universitários, imprensa e pessoas que, mesmo sem ligação direta com a instituição, têm interesse em ciência, tecnologia e inovação , já no primeiro ano o número de cadastrados chegou a perto de 14 mil pessoas, graças apenas às adesões espontâneas. Hoje, com o boletim já consolidado, esse número ultrapassa os 15 mil assinantes e não pára de crescer.

 

Outra prova desse crescente interesse foi o aumento do número de acessos ao site da FAPERJ, que já no primeiro mês resultou num aumento de 27% no total de páginas visitadas, pulando de 56.139 páginas visitadas (no mês anterior ao lançamento do boletim) para 71.419. Crescimento que chegou a 32% no segundo mês, com 73. 997 páginas visitadas.

 

Já os acessos à página principal aumentaram 9,6% no primeiro mês e 30,8% no segundo mês, o que significou 20.809 visitas. Esses aumentos podem ser atribuídos ao boletim online, que, enviado por e-mail, induz quem o recebe a clicar nas chamadas das reportagens, entrando no site para lê-las. Como a reformulação da arquitetura da informação do site facilitou a navegação, o visitante também passou a precisar clicar menos para achar o que deseja.

Ao mesmo tempo, procurando sempre aperfeiçoar o boletim, a equipe do Núcleo de Difusão criou, já no mês seguinte ao lançamento, uma seção de Notas. Em abril do ano seguinte, o boletim abriu também um espaço maior à difusão científica, passando a publicar a cada semana matérias sobre as pesquisas contempladas pelos editais da fundação. A primeira reportagem abordava um estudo sobre reprodução da voz. E os temas, inicialmente voltados apenas para os programas Cientistas do Nosso Estado e Primeiros Projetos, mais tarde também se estenderam aos demais editais, como Rio Inovação, Pronex, Direitos Humanos. 

 

Com sua periodicidade semanal mantida desde o início, o Boletim da FAPERJ ganhou credibilidade junto ao leitor, que sabe que através dele estará sempre a par das novidades da FAPERJ, como a abertura e o resultados de editais, novos programas de apoio, além dos investimentos e projetos realizados ou em desenvolvimento.

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes