O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Baixada ganha curso de Ciências Sociais
Publicado em: 07/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Baixada ganha curso de Ciências Sociais

A Escola de Governo da Baixada Fluminense (EGBF) e a  Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) lançaram, no dia 3 de julho, um Curso de Introdução às Ciências Sociais. A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São João de Meriti (ACEME), onde as aulas serão realizadas. O curso é gratuito e terá a duração de cinco meses. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de julho. Estão sendo oferecidas 60 vagas.

O Curso de Introdução às Ciências Sociais é destinado, preferencialmente, a todos aqueles que têm interesse em obter conhecimentos sobre os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais da Baixada Fluminense e desenvolver estudos sobre a região. Desta forma, pretende atender a líderes comunitários, representantes de ONGs que atuam no local, representantes de órgãos públicos e secretarias de governo, pesquisadores, professores de ensino fundamental e médio, estudantes de graduação, e demais interessados.

            Dirigida pelas professoras Inês Patrício e Angela Ganem, do Departamento de Economia da UFF, a EGBF é um projeto de extensão que une pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A FAPERJ tem todo o interesse em apoiar as atividades da Escola de Governo da Baixada Fluminense. “rgão de fomento à pesquisa vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a FAPERJ concedeu 11 bolsas para os pesquisadores que vão atuar no Curso de Introdução às Ciências Sociais, o que corresponde a um valor em torno de R$ 15 mil mensais.

O programa do curso abrange tópicos como economia, sociologia, ciência política, antropologia e a economia brasileira, fluminense e da Baixada. As aulas serão realizadas às segundas-feiras, das 9 horas ao meio-dia. O curso começa no dia 4 de agosto e vai até 10 de janeiro de 2004, quando será realizado um seminário de encerramento e a entrega dos certificados, que serão emitidos pela Universidade Federal Fluminense.

A criação do Curso de Introdução às Ciências Sociais é mais um passo da Escola de Governo da Baixada Fluminense para a implantação de um projeto de pesquisa e ensino em níveis médio, de graduação e de pós-graduação. A expectativa é oferecer cursos de graduação, já a partir de 2004, o que aponta para a criação de uma universidade pública e gratuita na região.

“A decisão de criar uma universidade pública na Baixada Fluminense não depende apenas de uma decisão política, mas de conhecer profundamente as demandas locais. Na região está sendo construído um pólo gás-químico. Temos mão-de-obra para atuar nesse pólo? Esta é uma das questões que precisam ser avaliadas”, destacou o diretor-presidente da FAPERJ, Professor Epitácio Brunet.

Segundo a  Professora Inês Patrício, a Baixada Fluminense apresenta características significativas dentro do estado do Rio de Janeiro. “A região é responsável pela geração de cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do estado e reúne 3,5 milhões de habitantes. A proposta da Escola de Governo é dar à população da Baixada recursos públicos de qualidade”, afirmou. Já o diretor-presidente da ACEME, Manuel Claro Palmeira, destacou a união do governo, do empresariado e das universidades em torno da criação do Curso de Ciências Sociais.

            Em atividade desde dezembro de 2002, a EGBF tem por objetivo criar um núcleo de referência técnico e intelectual, contemplando formação, pesquisa, consultoria, intercâmbio e documentação de natureza técnica e acadêmica na Baixada Fluminense, com o oferecimento de cursos gratuitos e abertos à comunidade. A Escola de Governo já mantém em funcionamento um Núcleo de Pesquisa em Segurança Alimentar. Os pesquisadores envolvidos nesse trabalho estão levantando indicadores para a formulação de um mapa da desnutrição na região. Foi firmado, ainda, um acordo com a Fundação CIDE para a elaboração de um anuário estatístico local.           

            O corpo docente do Curso de Introdução às Ciências Sociais conta com os professores Aloysio Carvalho (EGBF); Ana Cláudia Marques (USP); Ângela Ganem (UFF); Camille Bemerguy (UFF); Carlos Eduardo Rebello de Mendonça (UERJ); Carlos Vidotto (UFF); Célia Lessa Kerstenetzky (UFF); Fernando Latman-Weltman (PUC); Hélio Silva (EGBF); Hildete Pereira de Mello (UFF); Inês Patrício (UFF); Jorge Britto (UFF);    João Trajano Sento Sé (UERJ); Jorge Mattar Villela (Museu Nacional/UFRJ);  Leilah Landim (Museu Nacional/UFRJ); Mirane Girão (PUC); Marta Cartilho (UFF); Maurício Blanco (IETS); Ruth Dweck (UFF); e Vivian Braga (Ibase), entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes