O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Diretor-presidente da FAPERJ participa da abertura da IX Repict
Publicado em: 21/06/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Diretor-presidente da FAPERJ participa da abertura da IX Repict

A nona edição da Repict - Rede de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia -, que aconteceu de 19 a 21 de junho no Othon Palace Hotel, em Copacabana, voltou a atrair grande número de interessados em participar do encontro anual que já se tornou uma referência para os estudiosos do tema. O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, que participou da mesa oficial na cerimônia de abertura, elogiou a iniciativa e lembrou que o evento já consolida uma 'série histórica' pela continuidade dos debates em torno da questão da propriedade intelectual naquele fórum, que em 2007 estará completando dez anos. A FAPERJ apóia a realização da Repict.

Em sua intervenção, o titular da Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro destacou a presença de novos agentes - em especial do setor produtivo - nas reuniões e iniciativas voltadas para a disseminação da cultura da propriedade intelectual. “O assunto das patentes e da propriedade intelectual passa por uma questão cultural. Para garantir a consolidação dessa cultura é preciso contar com a participação e colaboração de todos os envolvidos no processo”, disse.

Convidado para integrar a mesa oficial na solenidade, Rocha Filho parabenizou os organizadores e lembrou que a FAPERJ vem trabalhando para garantir, por meio de programas como o Rio Inovação, uma maior participação no desenvolvimento tecnológico das empresas e instituições de pesquisa situadas no Estado do Rio. “Aos poucos, vamos, na FAPERJ, junto com outras agências de fomento, implementando uma nova política voltada para ações que visam garantir a proteção e a comercialização do conhecimento gerado em nossas universidades e centros de pesquisa”, explicou.

Para Rocha Filho, é importante que as demais instituições envolvidas no desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade brasileira não vejam a FAPERJ unicamente como um órgão financiador de pesquisas. “A Fundação deve e quer participar dos debates e, dessa forma, poder expor sua visão sobre as melhores alternativas para garantir o nosso desenvolvimento social e econômico”, concluiu.

O objetivo da IX Repict é dar continuidade à disseminação da cultura da propriedade intelectual e apoiar o desenvolvimento de políticas e ações estratégicas para a proteção, valoração e comercialização do conhecimento gerado em universidades, centros de pesquisa, instituições tecnológicas e empresas.  Participam das atividades da Repict, professores e profissionais administrativos de universidades, instituições de pesquisa e agências de fomento, representantes de empresas de base tecnológica, escritórios de propriedade intelectual e empresas privadas.

Participaram da mesa de abertura, além de Rocha Filho, Paulo Alcântara Gomes, presidente da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro; Marco Antonio Nunes, representando o presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) Odilon Marcuzzo;  Maria Celeste Emerick, coordenadora da Repict; Reinaldo Guimarães, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz e ex-presidente do Conselho Superior da FAPERJ; Roberto Jaguaribe, presidente do INPI; Carlos Soligo Camerini, gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras; e Filipe Teixeira, gerente de Propriedade Intelectual da Embrapa Transferência de Tecnologia.


Após a abertura do encontro, o diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Evando Mirra de Paula e Silva, proferiu a palestra Em um Bosque Amarelo: Estratégias do Conhecimento em um Terreno de Incertezas.

As instituições que compõem a Repict são, além da FAPERJ, o Cenpes/Petrobras; Cefet/RJ; Comissão Nacional de Energia Nuclear; Embrapa; Finep/MCT; Fundação Biblioteca Nacional; Fundação Biorio; Fiocruz, INPI, PUC-Rio, Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio (Sedect), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/RJ), Uerj, UFRJ e UFF.

Para obter mais informações sobre a realização da Repict, contatar Daniela Cerqueira pelo e-mail daniela@redetec.org.br ou pelo tel. (21) 2221-9292

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes