O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 25 a 31 de maio de 2006
Publicado em: 25/05/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 25 a 31 de maio de 2006

FGV promove II Seminário Pronex Direitos e Cidadania

A Fundação Getúlio Vargas realiza nos dias 7 e 8 de junho o II Seminário Pronex Direitos e Cidadania, no auditório Eugênio Gudin. No primeiro dia do evento, o público vai conferir as mesas-redondas Perfil da magistratura do trabalho no Brasil: resultados preliminares de um survey; O Ministério Público do Rio de Janeiro: questões e reflexões; e Política cultural, voto e responsabilidade social. Já no dia 8, as discussões vão girar em torno dos temas João Goulart: entre a memória e a história; Memória e biografias; e Memórias do urbanismo carioca. Os debates serão realizados das 9h30 às 18h.

Uenf sediará Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Graduação
Nos dias 7e 8 de junho, a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), em Campos, sediará o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Regional Sudeste). Durante o evento será discutida a criação de um Plano de Pesquisa e Pós-Graduação para a Região Sudeste. Representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ), São Paulo (Fapesp) e Minas Gerais (Fapemig) estão entre os convidados. Estima-se que 50 pró-reitores participem do fórum.

 

Curso de especialização da Uerj: inscrições até o dia 29

Profissionais envolvidos na área de engenharia, suprimento, logística, qualidade, manutenção e operação, interessados em se inscrever no curso Gerenciamento de Projetos com aplicação de MS-Project 2003, têm até o dia 29 de maio para fazer sua matrícula. Organizado pela Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o curso terá aulas ministradas às terças, quartas e quintas, das 18h30 às 21h30, no Centro de Treinamento da universidade. Mais informações: (21) 2587-7707 ou no site www.cepuerj.uerj.br .

 

Finep realizará workshop sobre editais de Petróleo e Gás no dia 31

Quem estiver interessado em concorrer aos editais lançados pela Finep na área de Petróleo e Gás e ainda tiver dúvidas sobre como proceder terá oportunidade de esclarecê-las. No dia 31 de maio, será realizado no auditório do Sebrae da cidade de Macaé (RJ) o workshop Financiamentos e Editais da Finep – setor Petróleo e Gás. O evento será composto das palestras: Introdução à Metodologia de Projetos; Edital de Cooperação ICTs – MPEs (Finep – Sebrae); Carta Convite Cooperação ICTs – Empresas; CT- Petro 2006 – Ações Empresariais; e IBP e ONIP: Oportunidades para o Setor de Petróleo e Gás. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (22) 2762-9894. Mais informações: http://www.finep.gov.br/imprensa/sala_imprensa/workshop_petro.pdf.

 

3 Seminário Interamericano sobre Gestão de Línguas

O debate sobre a definição de ações que equilibrem a presença dos quatro idiomas oficiais da América Latina (inglês, espanhol, francês e português) e que fortaleçam as demais línguas faladas no continente será a tônica dominante do 3 Seminário Interamericano sobre Gestão de Línguas, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de maio, na PUC-Rio. O evento é organizado pela União Latina organização intergovernamental que reúne 36 Estados de língua neolatina e defende que os quatro idiomas oficiais do continente tenham o mesmo peso nas negociações internacionais -, em parceria com o Departamento de Letras da universidade. O evento contará com a presença de especialistas internacionais e as inscrições, limitadas a 200 vagas, podem ser feitas no próprio dia e local do seminário ou antecipadamente pelo site: http://dtil.unilat.org/tercer_seminario/inscripcion_pt.htm 


Primeiro mestrado em Museologia da América Latina
Profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento podem concorrer às vagas do edital para o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Museologia e Patrimônio da América Latina. O curso, aprovado pela Capes, é uma parceria do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e a Universidade Federal do Estado do RJ (UniRio). As aulas serão nas duas instituições, ministradas por profissionais de instituições acadêmicas do Brasil e do exterior, atuantes no campo museológico e patrimonial. Serão disponibilizadas 10 vagas. Mais informações: http://www.mast.br/downloads/Edital6aversaoparacolegiado.pdf

Dicionário de Filosofia do Direito tem lançamento do Supremo Tribunal Federal
Lançado na terça-feira, 23, no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, o Dicionário de Filosofia do Direito é uma iniciativa pioneira em língua portuguesa. Coordenado pelo professor Vicente de Paulo Barretto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com cerca de mil páginas e co-editado pelas editoras Unisinos e Renovar, o dicionário tem aproximadamente 250 verbetes, escritos por 170 autores, entre juristas, filósofos, cientistas políticos e sociais, nacionais e estrangeiros. Em cada verbete, além da definição de conceito, há explicações sobre a evolução histórica e o debate contemporâneo sobre cada um dos temas abordados. Sempre seguida de ampla e atualizada indicação bibliográfica. Além dos verbetes temáticos, há outros que falam dos grandes pensadores nas áreas de filosofia e direito. Segundo o coordenador, “trata-se de uma ferramenta imprescindível para o trabalho quotidiano de estudantes, professores, filósofos, cientistas sociais, juízes e advogados. É também um importante referencial de investigação científica, que só enaltece a pesquisa do nosso estado”.

3 Semana Nacional de CT&I já está com site no ar
Pesquisadores, profissionais e demais interessados em conhecer mais sobre os rumos da Ciência, Tecnologia & Inovação no Brasil podem encontrar informações no site http://semanact2006.mct.gov.br . Iniciativa do Ministério de Ciência & Tecnologia, nele, é possível conhecer um pouco mais dos objetivos da semana que acontecerá entre os dias 16 e 23 de outubro em todo o país, obter informações das edições anteriores, assistir vídeos e conhecer a programação de eventos preparatórios até lá. A semana deverá promover atividades sobre todas as áreas científicas e tecnológicas, culturais e artísticas a elas relacionadas, abertas a quem quiser assistir. Como pano de fundo, a comemoração do centenário do vôo do 14-Bis. Os interessados em apresentar seus estudos podem inscrever-se pelo site, na seção Balcão de Palestras. Outras informações podem ser encontradas também pelo telefone (61) 3317-7826.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes