O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas — Semana de 18 a 24 de maio de 2006
Publicado em: 18/05/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas — Semana de 18 a 24 de maio de 2006

Diretor de tecnologia da FAPERJ faz palestra no Clube Militar
O que é a soberania de um país, formas de restrições internacionais, indicadores de democracia e de desenvolvimento científico e tecnológico, fatores para o desenvolvimento e desafios do futuro. Estes são alguns dos temas que serão abordados pelo diretor de tecnologia da FAPERJ, Rex Nazaré Alves, na palestra: “Brasil: Tecnologias para um país emergente e as restrições internacionais”. O evento será dia 18 de maio, sexta-feira, às 15h, no Clube Militar, no Centro do Rio de Janeiro.

Jovens brasileiros bons de matemática
A equipe de estudantes brasileiros enviada para a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada entre os dias 5 e 11 de maio em Belén de Escobar, Argentina, voltou para o país com medalhas de ouro e prata. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos. E em cada dia do evento, quatro estudantes de no máximo 16 anos resolveram três problemas em quatro horas e meia de prova. Num excepcional desempenho, todos conquistaram medalhas. A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa com importante papel na melhoria do ensino e resultado de projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do CNPq, do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira, da FAPERJ e Academia Brasileira de Ciências.

UENF e universidade argentina fazem pesquisa conjunta sobre viticultura
Num projeto de cooperação científica Brasil/Argentina, apoiado pela Capes e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secyt) daquele país, o pesquisador Rubén Bottini ministra durante esta semana o curso “Caracterização físico-química e estudos metabólicos dos fito-hormônios giberelinas e ácido abscísico e seu papel como intermediários entre sinais do ambiente e o desenvolvimento das plantas” a pós-graduandos da Uenf. Professor titular da Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, ele falará sobre como o ácido abscísico e as giberelinas - hormônios vegetais - mediariam a influência do estresse ambiental sobre a produção de açúcares e polifenóis da uva, influindo na qualidade futura do vinho.

 

Geriatria e gerontologia na Uerj: inscrições até dia 8

Profissionais da área de saúde interessados em se inscrever na segunda edição do curso de Especialização de Geriatria e Gerontologia da Uerj deverão passar por uma avaliação na Universidade da Terceira Idade. Os que obtiverem a nota exigida deverão se matricular até o dia 8 de junho, quando começam as aulas. Coordenado pelo professor Renato Peixoto Veras, o curso debaterá o processo de envelhecimento da população e oferecerá teoria e prática de intervenção sobre a saúde do idoso. As aulas serão às terças, quartas e quintas-feiras, das 17h30 às 20h30. Mais informações pelo telefone 2587-7707 ou no site www.cepuerj.uerj.br/


Rumos da física no país serão debatidos pelo CBPF
Física da matéria condensada; física dos sistemas biológicos, cosmologia e relatividade; física de altas energias e raios cósmicos; e física nuclear e astrofísica serão alguns dos principais temas debatidos durante o seminário “O CBPF e os rumos da pós-graduação em física no país”, que se realizará nos dias 25 e 26 de maio, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. O encontro, que reunirá físicos de todo o país, incluirá também a apresentação da estrutura do próprio CBPF, entidade responsável pela organização do evento, seus grupos e linhas de pesquisa. Mais informações pelo site www.cbpf.br/ ou pelo telefone (21) 2141-7163.

Inscrições para mestrado e doutorado na Uenf vão até 31 de maio
Os interessados têm até o dia 31 de maio para se inscrever para o segundo semestre de 2006 dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). As vagas são para os centros de Ciência e Tecnologia (CCT), Biociências e Biotecnologia (CBB) e Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). O horário de inscrições vai de 9h às12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, nas coordenações dos respectivos programas. Outras informações e edital em www.uenf.br/ e pelos telefones (22) 2726-1495 (CCT); (22) 2726-1653 / 2726-1469 (CBB); e (22) 2726-1654 / 2726-1434 (CCTA).

CFCH da UFRJ organiza Semana de Integração Acadêmica
Entre os dias 22 e 26 de maio, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) organizará a Semana de Integração Acadêmica (SAI) no campus da Praia Vermelha, Urca, RJ. Durante o evento, serão apresentadas conclusões de pesquisas desenvolvidas sobre violência de gênero, formação profissional, ecologia, trabalho, sexualidade e autismo, entre outros. A estimativa é de que cerca de 500 pessoas – entre alunos do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado, além de professores e pesquisadores – participem diariamente das atividades. Mais informações pelo telefone 3873-5178 (Setor de Apoio da Decania do CFCH).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes