O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Movimentação de portugueses no Brasil ganhará banco de dados online
Publicado em: 27/04/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Movimentação de portugueses no Brasil ganhará banco de dados online

Pesquisadores e leigos interessados em dados relativos à imigração para o Brasil terão em breve acesso facilitado a preciosas informações sobre a presença de portugueses em território brasileiro no início do século XIX. Os dados, que já foram tratados por profissionais do Arquivo Nacional, migrarão do sistema MicroIsis para um novo software que permitirá a disponibilização de seu conteúdo na Internet. A iniciativa, de autoria da pesquisadora Cláudia Beatriz Heynemann, tem o apoio da FAPERJ.

O projeto contempla o período de 1808 a 1848, datas que marcam a chegada de D. João VI e o fim do período regencial com a maioridade de Pedro II. Com a transferência da corte para a colônia, a Polícia da Corte passou a expedir passaportes e a controlar a movimentação de estrangeiros no país. O Arquivo Nacional reúne cerca de 63 mil registros sobre a movimentação de portugueses no referido período. Desde o final do século passado essas informações vem sendo utilizadas em pesquisas dirigidas por historiadores de renome, como Gladys Sabina Ribeiro, Lúcia Bastos, Lená Medeiros, Tânia Bessone, entre outros.

 

As fichas emitidas pela Policia da Corte, autoridade constituída logo após o desembarque de D. João no Rio, traz informações variadas sobre o trânsito de portugueses nestas latitudes, tais como idade, estado civil, profissão, acompanhantes, locais de residência e moradia, destinos e características físicas, permitindo estudos históricos e sociológicos a partir dos indivíduos registrados. Os registros, ao identificar os deslocamentos dos portugueses no Brasil e para o exterior, abre caminho para uma melhor compreensão dos conflitos que cercaram o processo de independência do país, com a cisão da comunidade portuguesa – dividida entre o apoio e o combate ao movimento de separação de Portugal.

A coordenadora do Programa de Editoração da FAPERJ, Ismênia de Lima Martins, afirma que o projeto chega em boa hora já que ajudará a subsidiar as discussões e a colaboração entre as instituições portuguesas e brasileiras, inaugurada com o seminário A Imigração Portuguesa para o Brasil, em novembro passado, no Rio.


 A migração dos dados e sua disponibilização na Internet deverá contribuir para aprofundar a cooperação entre os dois países e auxiliar a compreensão da forte influência que a imigração portuguesa exerceu sobre a formação cultural e social brasileiras. O trabalho será realizado por uma equipe sob a supervisão de Cláudia Heynemann e deverá estar concluído até o fim do primeiro semestre de 2007.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes