O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Diretor-presidente da FAPERJ faz palestra para docentes em Duque de Caxias
Publicado em: 20/04/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Diretor-presidente da FAPERJ faz palestra para docentes em Duque de Caxias

Diante de uma platéia de docentes de graduação e de pós-graduação reunida na Unigranrio (Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy), o diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, apresentou terça-feira, dia 18 de abril, no município de Duque de Caxias, a palestra Visão sobre o fomento da pesquisa no Estado do Rio de Janeiro. O titular da Fundação, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, enfatizou a preocupação da atual diretoria da instituição com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Ao destacar a importância do parque científico-tecnológico sediado no estado, Rocha Filho afirmou que esse patrimônio deve ser preservado, mas que isso não é o bastante para garantir o avanço do bem-estar social. “O grande desafio hoje é encontrar o caminho adequado para que os investimentos em pesquisa possam contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento social e econômico em toda a região fluminense”, disse. Para Rocha Filho, é essencial que o patrimônio científico e tecnológico no Rio de Janeiro sirva para alavancar a prosperidade e o bem-estar social de cariocas e fluminenses.

Convidado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, Wilson Chagas de Araújo, para realizar a palestra, o diretor-presidente da Fundação lembrou, ao longo de sua exposição, o exponencial crescimento nos últimos anos dos recursos destinados à pesquisa na área de ciência e tecnologia pelo governo do estado. Em 2005, o desembolso realizado pela FAPERJ superou o montante de R$ 131 milhões.

Na palestra, de pouco mais de 60 minutos, Rocha Filho fez um resumo das principais atividades institucionais do órgão, e traçou um breve panorama das iniciativas da Fundação. Mencionou, entre outros, os programas Cientistas do Nosso Estado, Primeiros Projetos, Bolsa Nota 10, Jovens Talentos, Direitos Humanos e Cidadania, Pesquisa para o SUS, Desenvolvimento Científico Regional, Rio Inovação e Editoração.

Os Institutos Virtuais e o novo sistema informatizado da Fundação, batizado de inFAPERJ e que entrou no ar no dia 13 de fevereiro deste ano, também foram lembrados pelo palestrante. “Precisamos, cada vez mais, garantir a transparência de nossas iniciativas e trabalhar para dar sempre mais agilidade à divulgação de resultados de nossos editais e chamadas. Com o novo sistema, não só os resultados, mas também as inscrições poderão ser feitas online”, disse. A modernização da RedeRio/FAPERJ foi outro assunto abordado por Rocha Filho. “Em 2005, a RedeRio, da qual o diretor-presidente da FAPERJ é o coordenador, passou a ter capacidade de transmissão de 1 Gigabit por segundo – mais de sete vezes a velocidade anterior, de 155 megabits por segundo”, lembrou.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes