O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa de Editoração ganhou mais um título
Publicado em: 20/06/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Programa de Editoração ganhou mais um título

Mais um livro que conta com o apoio do Programa de Editoração Científica da FAPERJ chegou às livrarias. Na segunda-feira (23/06), foi a vez de “Fotografia e viagem – Entre a natureza e o artifício”, de Antonio Fatorelli, editado pela Relume Dumará. A obra foi lançada, na Livraria da Travessa, durante   o FotoRio 2003, evento sobre fotografia com mostras em vários locais da cidade.

“Fotografia e viagem – Entre a natureza e o artifício” não é um livro sobre a história da fotografia e seus conceitos. A obra não traz apenas uma descrição periodizada de estilos, mas propõe uma reflexão sobre a presença da fotografia no pensamento e arte contemporâneos.

Fotógrafo e doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), Antonio Fatorelli se propõe a caminhar pelos estilos sem tentar aprisioná-los no tempo, ciente de que estão em um mesmo território. O autor revisa os períodos que considera responsáveis por rupturas nos modelos de subjetividade e visualidade. Entre eles: 1870/80; 1920/30 e 1980/90, nos quais artistas como Emerson, Robinson, Stieglitz, Man Ray, Meyerowitz, Fleischer e José Oiticica Filho eternizaram seus trabalhos.

Pesquisador do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM), Antonio Fatorelli também está expondo no FotoRio 2003. Seus trabalhos estão na mostra “Paisagens invisíveis”, em cartaz no Espaço Cultural dos Correios, que fica na Rua Visconde de Itaboraí 20, no Centro. A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, do meio-dia às 19h.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes