O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Jovem Cientista do Nosso Estado
Publicado em: 01/06/2007

Jovem Cientista do Nosso Estado

Edital FAPERJ No 03/2007

 

PROGRAMA JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO – APOIO AOS PESQUISADORES CIENTISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, faz saber por via do presente Edital, que estão abertas as inscrições para seleção de projetos coordenados por pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito do programa “Jovem Cientista do Nosso Estado”, conforme segue:


1. Objetivo

A bolsa “Jovem Cientista do Nosso Estado” destina-se a apoiar, através de concorrência, projetos de pesquisa coordenados por pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro que se encontram em uma fase intermediária da carreira acadêmica, apresentando boa produção científica e histórico de formação de recursos humanos.

1.1 Número de Bolsas e Duração:

Serão concedidas até 70 (setenta) bolsas que consistirão de uma dotação mensal de R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais) pelo prazo máximo de 24 meses e que serão incompatíveis com a solicitação de qualquer outro auxílio de fomento da FAPERJ com idêntica finalidade (por exemplo: APQ1 - programa básico).


2. Elegibilidade e Critérios

Nesta categoria são elegíveis os pesquisadores que tenham título de doutor há, no máximo, 10 (dez) anos, ou seja, tê-lo obtido a partir do dia 20 de julho de 1997; com pelo menos uma orientação de mestrado concluída; que tenham tido auxílio de pesquisa aprovado para financiamento em agências nacionais e/ou internacionais; e que tenham vinculação permanente com centros, universidades ou instituições de pesquisa sediados no Estado do Rio de Janeiro.

2.1 Prioridades

A Diretoria Científica constituirá comitês julgadores de pares externos à FAPERJ, oriundos de outras Unidades da Federação, para análise dos projetos, em consonância com as normas definidas neste edital.

Serão priorizados aqueles pesquisadores que apresentarem projetos que evidenciem interações multidisciplinares e alta relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio de Janeiro.

Pesquisadores com pendências (inadimplentes) junto a FAPERJ NÃO poderão concorrer. A eventual aceitação da documentação não garantirá que o projeto será avaliado ser for constatada inadimplência do candidato.

Este edital é vedado a Pesquisadores com Bolsa “Cientista do nosso Estado” em vigência e a pesquisadores contemplados no edital “Primeiros Projetos” de 2006.

2.2 Seleção

A seleção dos candidatos terá como principais critérios:

§         Produção científica, tecnológica ou artística-cultural, divulgada nos principais veículos de difusão científica ou literária das áreas de pesquisa afins;

§         Mérito técnico-científico da proposta;

§         Potencial multiplicador através da articulação de capacidade científica de excelência e de centros emergentes;

§         Interações multidisciplinares;

§         Associação ao desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro;

§         Participação do proponente como docente de Programa de Pós-graduação strictu-sensu em instituição sediada no Estado do Rio de Janeiro.


3. Normas para Uso dos Recursos

3.1 Gastos e Comprovações

Os recursos das Bolsas deste Edital poderão ser aplicados em qualquer item ou rubrica relativa ao projeto de pesquisa, desde que sejam observadas as regras constantes no Manual de Prestação de Contas da FAPERJ, além de orientações complementares expedidas para esse fim pela Auditoria Interna ou pela Diretoria da Fundação.

3.2 Prazos para Prestação de contas

O prazo máximo para prestação de contas é de 90 (noventa) dias a partir do recebimento da última parcela. Tal informação constará no Termo de Outorga a ser assinado pelos contemplados.


4. Cronograma Básico

A implantação das Bolsas deste Edital obedecerá às seguintes datas:

Lançamento do edital

1º/06/2007

Submissão de propostas on-line

de 11/06/2007 a 20/07/2007

Entrega da cópia impressa do projeto

até 27/07/2007

Divulgação dos resultados

a partir de 21/09/2007

Início da vigência das bolsas

1°/10/2007


OBS: Os documentos impressos somente serão aceitos para os candidatos que enviaram o pedido on-line dentro do prazo estipulado por este edital.

5. Procedimentos para Inscrição

O preenchimento do formulário /on-line/ no inFAPERJ e a submissão do projeto deverão ser realizadas pelo coordenador do projeto (com login e senha próprios).

5.1 A inscrição se dará em três fases:

Fase 1: cadastramento ou atualização do cadastro on-line, conforme disposto no item 5.2;

Fase 2: preenchimento do formulário on-line, com prazo final no dia 20 de julho de 2007, conforme disposto no item 5.3;

Fase 3: entrega de uma via da documentação impressa na Faperj, até o dia 27 de julho de 2007, acrescida de cópia do protocolo de inscrição on-line, conforme disposto no item 5.4.

 


5.2 Cadastramento on-line (preenchimento inicial ou atualização para os já cadastrados):

§         Acessar www.faperj.br/infaperj (login = o seu CPF);

§         Clicar em “Meu Cadastro”;

§         Preencher todos os dados obrigatórios marcados com (*) e incluir o link para acesso ao CV Lattes (menu Curriculum);

§         Clicar em “VALIDAR” para verificar as eventuais pendências e obter o número de matrícula na FAPERJ.


5.3 Preenchimento do formulário on-line. Dentro do sistema inFaperj, seguir os seguintes passos:

§         Acessar o menu “Solicitar fomentos”;

§         Selecionar a linha do edital “Cientista Jovem do Nosso Estado - 2007”;

§         Verificar os termos do contrato e submeter o projeto;

§         Preencher o formulário on-line, anexando os documentos solicitados. O solicitante poderá salvar seu preenchimento quantas vezes for necessário e acessá-lo novamente a partir do menu “Meu inFAPERJ”. (OBS: O projeto enviado deverá ter no máximo 20 páginas e conter, preferencialmente, os seguintes itens: introdução, objetivos, método, metas, resultados esperados, bibliografia relacionada ao projeto, cronograma de execução, equipe envolvida);

§         Para fazer o envio definitivo do pedido, clicar no botão “Enviar para Faperj”. Após o envio definitivo da proposta, não haverá possibilidade de alteração ou substituição de seu conteúdo;

§         Após o envio:

o        Um e-mail será enviado ao solicitante com a confirmação do recebimento e o Número de Protocolo.

o        O Formulário de Inscrição on-line será gerado automaticamente e anexado ao final da solicitação.


5.4 Envio da documentação impressa

A documentação para inscrição, listada a seguir, deverá ser entregue em uma via, conforme os formulários específicos de inscrição e o de projeto. Essa documentação somente será aceita se o candidato tiver cumprido o prazo estabelecido neste Edital para a solicitação on-line:

§         Cadastro inFAPERJ impresso (no menu “Meu Cadastro”, clicar em “Imprimir Cadastro” para abrir o documento gerado pelo inFAPERJ (*.rtf));

§         Curriculum vitae no formato Plataforma Lattes resumido, no qual deve constar a produção acadêmica e científica dos últimos 5 anos (acesso em http://lattes.cnpq.br/index.htm)

§         Formulário de inscrição inFAPERJ impresso com as assinaturas e carimbos requeridos (no menu “Meu inFAPERJ”: 1. clicar no seu pedido on-line; 2. abrir o Formulário de Inscrição anexado no final do pedido; 3. imprimir o documento);

§         Projeto de pesquisa (máximo de 20 páginas) - cópia do documento anexado on-line;

§         Resumo da produção científica no modelo definido on-line - cópia do documento anexado on-line;

 

Observação: Os proponentes poderão enviar por correio os documentos requeridos, desde que tenham feita a inscrição on-line até a data estabelecida no cronograma. A falta de um ou mais documentos implicará na rejeição da proposta. Será considerada como data de entrega a que constar no carimbo de remessa da agência dos correios sobre o envelope. Essa documentação poderá ser remetida para o seguinte endereço:

FAPERJ

A/C Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - 2007

Avenida Erasmo Braga 118 / 6o Andar – Centro

Rio de Janeiro – RJ

20.020-000 

5.5 Rejeição de Propostas

Somente serão aceitas as propostas que contenham toda a documentação especificada. Aquelas que forem enviadas incompletas pelos correios não serão protocoladas, ficando a documentação à disposição do candidato por 30 dias. Decorrido este tempo, serão destruídas.


6. Disposições Finais

 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Diretoria da Fundação.

Eventuais recursos deverão ser única e exclusivamente submetidos à Diretoria da FAPERJ até 30 dias após a divulgação dos resultados.

 

Rio de Janeiro, 1o de junho de 2007.

  

Ruy Garcia Marques

Diretor Presidente

 

Links relacionados:

Sistema Infaperj

Instruções para prestação de contas (.pdf)

Manual de Uso do Sistema inFAPERJ

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes