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25/03/2015

Auxílio à Pesquisa -– APQ 1

Finalidade

Destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa conduzidos por pesquisador com qualificação adequada (grau de doutor ou equivalente). Os recursos poderão ser aplicados em despesas de capital e custeio essenciais à realização do projeto, de acordo com classificador de receita e despesa do Estado do Rio de Janeiro, disponível no site: www.planejamento.rj.gov.br

 

Procedimentos para inscrição

O solicitante deverá acessar o sistema sisFAPERJ para fazer o pedido on-line. As instruções detalhadas para este procedimento encontram-se no final deste documento (Fases 1, 2, 3 e 4 dos Procedimentos Gerais para Solicitação de Bolsas e Auxílios pelo sistema sisFAPERJ). A solicitação somente será aceita mediante este procedimento inicial.

Para localizar a edição, clique no menu  “Meu Sisfaperj” onde os fomentos abertos a propostas estarão disponíveis. Clique em cima da edição APQ 1, e, em seguida, no botão “Solicitar Fomento”, logo acima da lista de edições abertas.

Atenção: Para esta modalidade, os tipos de proponente elegíveis são: Pesquisador; Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado. Outras modalidades de proponente não serão aceitas pelo sistema.

  1. Projeto  

O Projeto de Pesquisa deverá ser digitalizado na aba “Dados Gerais”, quando solicitado pelo sistema.  Deverá conter, obrigatoriamente nesta ordem, os seguintes itens: título, resumo estruturado para divulgação (entre 1.000 e 2.000 caracteres), introdução, objetivos, justificativa, metas, método, resultados esperados, referências bibliográficas, data de início e data de fim do projeto, especialidades e palavras-chave. Projetos apresentados fora destas especificações não serão aceitos;

  1. Orçamento

Para a aquisição de peças, equipamentos e cotação de materiais permanentes ou módulos para equipamentos, deverão ser apresentadas propostas orçamentárias das firmas (proform invoice, em caso de companhia estrangeira) na aba de solicitação própria ao orçamento; obras, serviços em equipamentos e contratos de manutenção corretiva ou preventiva também deverão ter as suas propostas de orçamento incluídas no projeto, quando houver previsão destes itens;

  1. Os documentos a serem anexados, quando solicitados na aba correspondente, são:
    1. Curriculum vitaeno formato Lattes completo do solicitante, com indicadores de produção – CNPq (em formato *.rtf).
    2. Documento de aprovação/submissão do projeto a Comitê de Ética em Pesquisa, quando se tratar de estudos envolvendo seres humanos ou animais. Caso não se aplique à proposta, basta anexar documento word, comum, escrito ‘não se aplica (N/A)’.
  1. Cronograma

Na aba ‘Cronograma’, o solicitante deverá baixar o modelo (formato excel), preenchê-lo e anexá-lo ao campo correspondente.

Preenchidos todos os campos e anexados todos os documentos, o solicitante deverá seguir até a aba ‘Histórico’, escolher a opção ‘Enviar para a Faperj’, e, em seguida, clicar no botão “Exec” (executar). Feito isso, o status do pedido no Sisfaperj deverá estar “Em Verificação”, o que garante que o pedido foi devidamente enviado e recebido pela FAPERJ.

 

Critérios de seleção

Serão considerados na avaliação da proposta:

  1. Mérito técnico-científico, inovação, originalidade, definição dos objetivos e a sua adesão aos termos desta modalidade de auxílio;
  2. Qualificação do proponente (em relação às atividades previstas para a execução do projeto, quanto à qualidade e regularidade da produção científica/tecnológica divulgada em veículos qualificados e sua contribuição para formação de recursos humanos nos últimos cinco anos);
  3. Adequação do método do projeto ao(s) objetivo(s) proposto(s);
  4. Aplicabilidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental e social das diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro;
  5. Adequação do orçamento aos objetivos, atividades e metas propostas;
  6. Adesão aos termos desta modalidade de auxílio.

 

Dúvidas e esclarecimentos

Dúvidas e esclarecimentos sobre o programa APQ 1 deverão ser enviados única e exclusivamente para o endereço eletrônico apq1@faperj.br

 

Recursos

Eventual recurso aos resultados divulgados deverá ser única e exclusivamente submetido à FAPERJ, pelo endereço eletrônico apq1@faperj.br até 07 (sete) dias úteis após a notificação do resultado pelo sistema sisFAPERJ; nesse caso, nenhum novo documento ou fato poderá ser incluído no recurso, cabendo à diretoria da FAPERJ o julgamento da solicitação.

 

 

O CANAL ELETRÔNICO DE COMUNICAÇÃO APQ 1 DEVE SER UTILIZADO APENAS PARA PROJETOS EM SUBMISSÃO OU PARA RECURSOS A RESULTADOS. PARA PROJETOS APROVADOS E/OU EM EXECUÇÃO UTLIZE O CANAL APROPRIADO COMO, POR EXEMPLO AUDITORIA E DAB (Departamento de Auxílios e Bolsas)

 

Antes de encaminhar sua dúvida, verifique, na página da FAPERJ, a seção de perguntas frequentes: FAQ


Atenção

As informações dispostas nesta página referem-se a uma única seção do Manual de Auxílios e Bolsas da FAPERJ.  Para saber sobre finalidades, requisitos e condições, duração, procedimentos para inscrição, para a modalidade pretendida, dentre outras informações, consulte a versão integral do Manual de Auxílios e Bolsas da FAPERJ clicando aqui ou nos links abaixo.


Links importantes:

 

Perguntas Frequentes

Valores de diárias de projetos

Manual de Auxílios e Bolsas (.pdf)

Auxílios (Informações gerais)

Download – Manual de utilização do SisFAPERJ”  (.pdf)

Instruções para prestação de contas de auxílios 

Calendário para solicitação de bolsas e auxílios

Índice geral das áreas do conhecimento

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