O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Auxílios > Auxílio à Pesquisa -– APQ 1
14/01/2016

Auxílio à Pesquisa -– APQ 1

ATENÇÃO: a partir de 2016, só haverá uma chamada anual (verifique o prazo para envio de propostas no Calendário de Auxílios e Bolsas 2016).

Finalidade

Esta modalidade destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa conduzidos por pesquisador com grau de doutor ou equivalente e que possuam vínculo empregatício ou estatutário com instituição de ensino e pesquisa sediada no estado do Rio de Janeiro. Propostas submetidas por proponentes com perfil diferente do descrito para esta modalidade de auxílio não serão aceitas pelo sistema.

Condições

O APQ1 é uma modalidade de apoio a projetos individuais. A inclusão de nomes de pesquisadores da mesma instituição do proponente ou mesmo de outras instituições não influencia na avaliação da proposta, pois o foco do processo seletivo se dará primordialmente no projeto apresentado e no Curriculum Vitae atualizado do coordenador proponente.

Cientistas do Nosso Estado e Jovens Cientistas do Nosso Estado com bolsa vigente não podem concorrer ao APQ1.

Os recursos serão aplicados em despesas de custeio e/ou capital, obrigatoriamente previstas no projeto submetido à FAPERJ, sendo estas essenciais à realização do projeto. O Cronograma de execução do projeto deve ser de 24 meses.

Pesquisadores contemplados no APQ 1 não podem submeter projetos na chamada subsequente.

Nesta modalidade, para elaboração do projeto a ser submetido à FAPERJ, a distribuição de despesas é livre, desde que observadas as rubricas atendidas pela FAPERJ e as vedações descritas neste documento, devendo os itens relacionados necessariamente atender às metas previstas. Orçamentos elevados e/ou que não estejam em consonância com os objetivos do projeto de pesquisa podem ocasionar a desclassificação do projeto, em função das baixas notas que poderão ser atribuídas a este item. Equipamentos e materiais permanentes devem ter suas respectivas propostas orçamentárias anexadas (no caso de equipamentos de baixo custo, são aceitas cotações obtidas em websites).

Passagens e diárias serão concedidas unicamente para trabalho de campo ou visita técnica, que devem ser, caso solicitadas, detalhadas na proposta. Essa modalidade não aceita pedidos de passagens e diárias para discussão de resultados científicos ou participação em eventos.

As aprovações dos conselhos de ética para experimentos com animais e humanos devem ser anexadas na submissão. Sem esse item o projeto será desclassificado antes da avaliação.

Na submissão do projeto, para esta modalidade, devem ser preenchidos todos os campos das abas do formulário on-line.

 

Para saber como submeter projeto para esta modalidade leia as Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas

 

Links importantes:

 

Dúvidas Frequentes

Download – Manual de utilização do SisFAPERJ”  (.pdf)

Instruções para prestação de contas de auxílios 

Calendário para solicitação de bolsas e auxílios

Índice geral das áreas do conhecimento

Valores das Bolsas e Auxílios e Auxílio Instalação (.pdf)

  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Fale conosco | Créditos | Dúvidas frequentes