O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Mapa Alegórico e Guia das Escolas de Samba unem ciência e cultura
Publicado em: 09/03/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Mapa Alegórico e Guia das Escolas de Samba unem ciência e cultura

O carnaval carioca acaba de ganhar uma publicação e um mapa que prometem agradar em cheio aos fãs da festa de Momo. Lançados na sexta-feira, 24 de fevereiro, na Casa França-Brasil, o Mapa Alegórico e o Guia das Escolas de Samba do Rio de Janeiro reafirmam a vocação da FAPERJ em apoiar a cultura. Resultado de uma parceria da FAPERJ com o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA), o lançamento contou com a presença de autoridades de diversos órgãos do governo do estado, além do público que compareceu para prestigiar o evento.

 

A importância do elo entre ciência, tecnologia e cultura foi destacada pelas autoridades e convidados presentes à solenidade. O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, mostrou entusiasmo com os resultados que a conjunção dessas áreas de interesse pode proporcionar: “A alegria embutida nesse lançamento nos estimula a apoiar mais projetos que valorizem a interface entre cultura, ciência e tecnologia”, disse. Também estiveram presentes à celebração os demais diretores do órgão – o recém-nomeado diretor de Tecnologia, Rex Nazaré Alves, o diretor Científico Jerson Lima Silva e Maria Carolina Pinto Ribeiro, diretora de Administração e Finanças.

 

Ricardo Cravo Albin, responsável, através de seu Instituto, pela coordenação e desenvolvimento do Guia, destacou a “importância alegórica” da FAPERJ valorizar a pesquisa na área cultural. “Ao abraçar o maior espetáculo do mundo, legítimo orgulho dos cariocas, a instituição ingressa no lado mais fraterno e sensível da pesquisa em cultura”, disse. A diretora cultural e de patrimônio do ICCA, Maria Eugênia Stein, reforçou a relevância da parceria: “A FAPERJ mostrou que apóia não apenas a pesquisa acadêmica formal, mas também está voltada para projetos sócio-culturais como esse. Foi uma iniciativa corajosa”.

 

Com tiragem de três mil exemplares, o Guia das Escolas de Samba do Rio de Janeiro traz informações detalhadas sobre o programa do recém encerrado desfile de carnaval no Sambódromo. Na publicação, os interessados encontrarão um resumo sobre cada uma das escolas e a localização das quadras de samba na cidade. As origens e o desenvolvimento do carnaval carioca também são alguns dos assuntos abordados na edição. No período de carnaval, o guia foi distribuído gratuitamente em hotéis, dependências do Sambódromo, escolas de samba e outros locais estratégicos para o embalo momesco. Ele será enviado também a escolas, centros culturais e bibliotecas.

 

Para ilustrar essa rica compilação de dados sobre o carnaval, foi convidado o cartunista Lan. “Ele é o homem da sensualidade do Rio de Janeiro. As curvas presentes em suas ilustrações de mulatas lembram as paisagens cariocas”, disse o embaixador do Brasil na França, Marcos Azambuja, presente ao evento. O cartunista, também presente, afirmou ter ficado muito feliz com o convite que recebeu do Instituto Cultural Cravo Albin para ilustrar o projeto.

 

O Guia de 2006 é o primeiro de uma série prevista para os próximos anos. A partir de agora, a cada ano uma nova edição, atualizada, deverá ser impressa em data próxima ao carnaval. Azambuja ressaltou a importância do trabalho para a memória da festa popular. “O carnaval carioca, daqui em diante, vai ganhar uma memória organizada. A cada ano, construiremos e organizaremos sua história por meio dos guias”. Para o Secretário de Estado de Cultura, Arnaldo Niskier, a cultura carioca precisa ser lembrada, mas também revivida. “O Guia contribuirá para isso e também para que os cariocas amem ainda mais o Rio de Janeiro”.

 

De acordo com o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza, em 2006 o público carioca ainda vai poder contar com diversas iniciativas culturais envolvendo a área científica. “Esse ano vai ser marcado pelo encontro entre ciência, tecnologia e cultura. Realizaremos festivais universitários de música popular brasileira e estimularemos peças teatrais com temas científicos, entre outros eventos. A cultura funcionará como veículo de divulgação da ciência, entendida como motor da criatividade”, declarou o secretário.

 

Leia ainda:

 

Instituto Cravo Albin: parceria que dá samba

 

Guia das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes