O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Itabapoana sedia 2ª etapa de jornada do projeto Jovens Talentos
Publicado em: 16/02/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Itabapoana sedia 2ª etapa de jornada do projeto Jovens Talentos

O Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, da Universidade Federal Fluminense (UFF), no município de Bom Jesus de Itabapoana, sedia nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, a segunda etapa da 7 Jornada Científica do projeto Jovens Talentos para a Ciência. Prevista inicialmente para o final de 2005, a etapa reunirá, além de estudantes de Rio, Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense, também os bolsistas do programa da região Norte Fluminense – Bom Jesus do Itapaboana e Campos – e de Itaboraí que não puderam comparecer à primeira etapa da jornada, em novembro último. O programa Jovens Talentos, destinado a alunos do ensino médio que são contemplados com bolsas de incentivo à pré-iniciação científica, é resultado de uma parceria da FAPERJ com o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj)

 

A cerimônia de abertura da etapa será no auditório do colégio, às 9h, e, em seguida, haverá a exposição dos trabalhos nas dependências da escola até as 16h. Deverão participar cerca de 60 estudantes e 15 orientadores, além da presença do vice-presidente científico do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Paulo César B. Arantes, e representantes de diversas instituições, como UFRJ, UFF, Uenf e do Instituto Virtual de Paleontologia da FAPERJ.

 

Realizada anualmente pelo programa Jovens Talentos, a Jornada Científica vai além da exposição dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos estagiários do projeto. Tem servido para identificar vocações e estimular a formação de alunos para a pesquisa, contribuindo para a difusão do conhecimento científico. 

 

“O evento é aberto a todas as instituições dentro das quais os estagiários do programa desempenham suas pesquisas, incluindo todos os municípios onde o programa está presente”, diz a coordenador do programa, Jorge Belizário.
 

Na primeira etapa da jornada, Luana Santos, 17 anos, aluna do curso de Técnico em

Laboratório da Escola Oscar Tenório, da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, (Faetec), apresentou seu estudo sobre micose cutânea em trabalhadores do estado. Ela fez um levantamento das diversas doenças dermatológicas em profissionais do setor de limpeza e chegou a propor mudanças nas leis trabalhistas ligadas à segurança do trabalho. Integrante do projeto há um ano e meio, ela está animada com a vocação descoberta: “Muita coisa mudou na minha vida. Percebo uma perspectiva profissional enorme. Aprendi o que é pesquisa científica na prática. Pretendo ingressar na área biomédica e me dedicar à pesquisa”, planeja.

 

Outro exemplo da importância do projeto Jovens Talentos, na opinião da coordenadora-geral do Instituto Virtual de Paleontologia, Maria Antonieta Conceição Rodrigues, tem sido a participação dos 18 alunos do programa nas pesquisas desenvolvidas no Parque Paleontológico de Itaboraí, situado próximo ao Município de Niterói.

 

“A experiência tem sido enriquecedora tanto para os orientadores quanto para os alunos. Tenho a certeza que estamos não só despertando o interesse pela ciência, como também a vocação para várias áreas do conhecimento que a maioria desses jovens só conhecia através da literatura. Além disso, percebemos um verdadeiro engajamento nas pesquisas onde atuam. No caso do nosso Parque, eles já se sentem os futuros guardiões, porque conseguem ver ali um pouco de sua história

 

Também teve destaque o trabalho de Física apresentado pelo bolsista Nilton César Alcântara de Freitas, do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, de São João de Meriti. Ele conseguiu traduzir para a linguagem dos quadrinhos cinco importantes artigos de Albert Einstein. O projeto Espaço–Tempo de Einstein e outros conceitos de relatividade através de histórias em quadrinhos fala sobre a Teoria da Relatividade.       

 

Nesta segunda etapa – um desdobramento da 7 Jornada Científica de 2005 devido à impossibilidade de participação dos bolsistas do Norte Fluminense –, esperam-se trabalhos igualmente interessantes e um entusiasmo cada vez maior dos estudantes pelo conhecimento científico.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes