O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Governadora nomeia novos conselheiros da Fundação
Publicado em: 16/02/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Governadora nomeia novos conselheiros da Fundação

A governadora Rosinha Garotinho nomeou quatro novos representantes do governo do estado no Conselho Superior da FAPERJ. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do dia 9 de fevereiro. A renovação de conselheiros da Fundação continuará no mês de março com a nomeação de outros quatro membros titulares e de seus respectivos suplentes. Até o fim do primeiro trimestre de 2006, nove dos doze assentos do Conselho Superior terão sido renovados no decorrer de um período de quatro meses.

Os novos conselheiros escolhidos pela governadora foram nomeados para um mandato de três anos. Os novos titulares são Carlos Lessa, Carlos Camerini, Pe. Josafá Siqueira e Roberto Moura. Para suplentes foram nomeados Maurício Guedes Pereira, Sérgio Neves, Celso Manzatto e Eliete Bouskela.

“É preciso ressaltar a excepcional contribuição que deram à FAPERJ aqueles que agora estão deixando o Conselho. Sobre os novos conselheiros, que representarão o governo do estado no Conselho, é com grande satisfação que recebemos as nomeações desses novos representantes, todos com amplo e comprovado reconhecimento por sua atuação no meio acadêmico e profissional”, explica Pedricto Rocha Filho, que na condição de diretor-presidente da FAPERJ também tem assento no Conselho.

Constituído por 12 membros efetivos, o Conselho Superior da FAPERJ é responsável pela orientação geral da política de ciência e tecnologia estabelecida pelo governo do estado. Por sua análise passam os pedidos de auxílios e financiamentos a pesquisas e os resultados das ações apoiadas. Cabe, ainda, ao Conselho, a análise dos planos anuais e plurianuais de atividades científicas e as propostas orçamentárias da Fundação.

Pelo estatuto da FAPERJ, dos 12 membros titulares, quatro conselheiros são escolhidos livremente e os oito restantes, mediante lista tríplice. Dois outros membros são indicados pelas universidades estaduais do Rio de Janeiro, dois por universidades federais sediadas no estado, três por entidades públicas ou privadas com reconhecida atividade de pesquisa sediadas no estado e um pelo setor empresarial. O mesmo critério é utilizado para a escolha dos 12 suplentes.

Os novos conselheiros que irão representar o governo do estado no Conselho Superior levam para a Fundação experiências diversas. O ex-presidente do BNDES, Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa, é professor titular do Instituto de Economia da UFRJ; Carlos Soligo Camerini responde pela área de pesquisa do Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras); Pe. Josafá Carlos de Siqueira ocupa o cargo de vice-reitor da PUC-Rio; e Roberto Soares de Moura é professor titular de Farmacologia da Uerj. Para suplentes foram nomeados Maurício de Vasconcellos Guedes Pereira, diretor-executivo do Parque Tecnológico da Coppe/UFRJ; Sérgio Neves Monteiro, professor titular do Laboratório de Materiais Avançados da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense); Celso Vainer Manzatto, chefe-geral da Embrapa Solos; e Eliete Bouskela, professora titular do Instituto de Biologia da Uerj e membro da Academia Nacional de Medicina.


No mês de dezembro, a governadora já havia indicado a pesquisadora Alzira Alves de Abreu, do CPDOC (Fundação Getúlio Vargas), para a vacância do assento ocupado até aquele mês por Maria Alice Rezende de Carvalho, do Iuperj. Na ocasião, Marco Antônio Raupp, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), foi nomeado para a vaga de suplente.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes