O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 19 a 26 de janeiro
Publicado em: 19/01/2006

Notas – Semana de 19 a 26 de janeiro

Prazo maior para pedir auxílios à pesquisa, editoração e acervos: até 31 de março
O calendário para solicitação de Auxílios a Pesquisa, Editoração e Acervos (APQ1, APQ3 e APQ4) foi alterado. O prazo, a partir de agora, para a entrega da solicitação na FAPERJ ou postagem nos correios vai de 1 de janeiro a 31 de março (resultados a partir de 31 de julho), e de 1 de agosto a 31 de outubro (resultados a partir de 28 de fevereiro do ano subseqüente). Mais informações: http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=60


17 número do boletim do Instituto Virtual do Esporte
Já está disponível na internet o 17 boletim do Instituto Virtual do Esporte, desenvolvido sob responsabilidade de Inês Galvão e Fabio Peres. Ali, os interessados irão encontrar notícias sobre as atividades do IVE, notas sobre eventos e notícias publicadas na imprensa. O boletim está disponível no site do IVE, em www.ceme.eefd.ufrj.br/ive ou em
www.ceme.eefd.ufrj.br/ive/boletim/bive200512/home.html

FAPERJ financia equipamento para a UFRJ

O Instituto de Química da UFRJ vai ganhar um sofisticado equipamento para pesquisa aplicada à química e ciência de materiais. O Espectroscópio Raman, como é conhecido, é o primeiro desse tipo no Rio de Janeiro e vai ser utilizado em projetos de pesquisa de ponta em diferentes áreas do conhecimento. Os recursos para aquisição do equipamento – R$ 742.506,00 – foram repassados recentemente pela FAPERJ. Com este apoio a Fundação pretende incentivar projetos de implementação de tecnologias mais modernas de pesquisa, ainda não disponíveis nas instituições científicas sediadas no estado. O espectroscópio será compartilhado, em regime de multiusuário, por 40 pesquisadores de várias instituições, como o IME, PUC, Uerj, Uenf e USP, entre outros.

Roda de Ciência debate situação do Paraíba do Sul

A próxima Roda da Ciência, prevista para esta quinta-feira, dia 19 de janeiro, às 18h, terá como tema Paraíba do Sul: o que aconteceu com o nosso Rio? O evento, que acontecerá na praia do Farol de São Tomé, pretende discutir, entre outros assuntos, a real extensão do estrago causado pelo derrame tóxico ocorrido em 2004. A Roda já tem a participação confirmada dos biólogos Ronaldo Novelli e de Paulo Pedrosa, ambos da Uenf. Também participarão do debate o pescador José Luís Costa Simão e o engenheiro Paulo César Moreno. A Roda de Ciência é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação da Uenf com o objetivo de aproximar os pesquisadores da Uenf da comunidade. A cada mês, é escolhido um tema de interesse social para o debate. Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Roda será realizada no “Celeiro Cultural” da praia do Farol de São Tomé.

Fortaleza sedia reunião do Consecti e Fórum das FAPs
O primeira reunião, em 2006, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e o Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa Professor Francisco Romeu Landi acontecerá em Fortaleza, dias 1 e 2 de fevereiro. Na pauta da reunião, a continuidade aos assuntos discutidos na última reunião, realizada em Brasília, em setembro, e as perspectivas de parcerias e ações para 2006.


Google Acadêmico ganha versão em português
O
site de busca Google acaba de lançar mais uma ferramenta de busca que deverá interessar pesquisadores, cientistas e educadores brasileiros. Trata-se do Google Acadêmico, versão em português do Scholar. O buscador permite a localização de artigos científicos, trabalhos acadêmicos e outras publicações de instituições e entidades brasileiras. O endereço do Google Acadêmico é o http://scholar.google.com.br. O criador do Google Scholar é o indiano Anurag Acharya. A ferramenta existe desde 2004 em inglês e, desde então, já ganhou novas versões em outros idiomas. O buscador é mais utilizado por estudantes de universidades, pós-graduandos e professores.

Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio ganha destaque
O Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH)  da PUC-Rio ganhou destaque no ranking 2005 do TIMES (The TIMES Higher Education Supplement World University), na categoria Centro de Artes e Humanidades. Numa lista dos 100 melhores do mundo, o Centro, que se tornou uma referência por sua excelência acadêmica internacional, ficou em 95 lugar. Mesmo considerando as outras áreas do conhecimento, apenas mais uma instituição brasileira, a USP (Universidade de São Paulo), na área Biomédica, foi classificada entre as 100 melhores no mundo.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes