O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Instituto Virtual de Nanociência e Nanotecnologia
Publicado em: 04/06/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Instituto Virtual de Nanociência e Nanotecnologia

FAPERJ apoiará iniciativa inédita no país

A atividade de pesquisa em Nanociência e Nanotecnologia tem despertado grande atenção nos últimos anos. Dada sua abrangência e potencialidade, a Nanociência é hoje considerada uma área estratégica para o país. Algumas iniciativas concretas já foram tomadas no âmbito do governo federal, com a formação de Institutos do Milênio e das Redes de Pesquisa do CNPq.

O Estado do Rio de Janeiro tem uma situação de destaque nacional, com seus pesquisadores desempenhando papel importante tanto nas Redes como nos Institutos do Milênio. A FAPERJ, sentindo a necessidade de apoiar essas atividades de modo articulado com as iniciativas federais, decidiu criar um Instituto Virtual de Nanociência e Nanotecnologia. Assim, foi solicitado ao Prof. Fernando Lázaro Freire Jr. (PUC-Rio) que coordenasse a implantação de tal Instituto. Como um primeiro desdobramento desta iniciativa, foi realizada no dia 29 de maio, na FAPERJ, uma reunião entre a sua diretoria e alguns pesquisadores com atuação em Nanociência.

Esta reunião contou com a participação das seguintes pessoas:

Epitácio José Brunet Paes - FAPERJ, Diretor Presidente.
Jerson Lima da Silva - FAPERJ, Diretor Científico.
Marcos Cavalcanti - FAPERJ, Diretor de Tecnologia.
Francisco Carlos Teixeira da Silva - FAPERJ, Coordenador dos Institutos Virtuais.
Fernando Lázaro Freire Jr. - PUC-Rio, Departamento de Física.
Carlos Alberto Achete - UFRJ, PEMM/COPPE.
José d'Albuquerque e Castro - UFRJ, Instituto de Física.
Patrícia Lustoza de Souza - PUC-Rio, CETUC.
Paulo Mascarello Bisch - UFRJ, Instituto de Biofísica.
Roberto Bechara Muniz - UFF, Instituto de Física.

Nesta reunião, a Diretoria da FAPERJ apresentou seu plano de apoio às atividades nessa área, que tem por base a criação do referido Instituto Virtual. Além de vir a ser um fórum de discussão de políticas para a área, o Instituto será responsável pela criação de uma rede estadual de pesquisa em Nanociência e Nanotecnologia e contará com recursos para fomento e bolsas. Como resultado da reunião, foi decidida a realização de um Workshop regional, nos dias 3 e 4 de julho próximo, na PUC-Rio. Os detalhes a respeito deste Workshop serão em breve amplamente divulgados pela FAPERJ, já que é objetivo do Instituto aglutinar a comunidade do Estado que desenvolve pesquisas na área.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes