O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 1º a 8 de dezembro
Publicado em: 01/12/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 1º a 8 de dezembro

FAPERJ comemora seus 25 anos no Teatro Municipal
A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ convida toda a comunidade científica e tecnológica para a comemoração dos 25 anos da FAPERJ, quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 10h, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro). O programa inclui apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, com regência do maestro Silvio Barbeto e a exibição de um vídeo sobre o cientista Carlos Chagas Filho. Na ocasião, serão homenageados com a medalha Carlos Chagas Filho os seguintes docentes: Eulália Maria Lahmeyer Lobo, Carlos Lessa, Lobatto Paraense, Leopoldo de Méis, César Leopoldo Camacho Manco, Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, Nelson Maculan, Carlos José Pereira de Lucena, Jayme Tiomno e a TV Futura. A cerimônia prevê ainda a entrega de diploma de honra ao mérito a um funcionário da FAPERJ.

Cederj abre 2,5 mil vagas para graduação a distância

O Consórcio Cederj, formado pelo governo do estado e as seis universidades públicas do Estado do Rio (Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio) recebe até 17 de dezembro as inscrições do seu vestibular. Este ano o consórcio oferecerá pela primeira vez o curso de Administração. O total de vagas disponíveis é de 2.476 vagas. O ensino a distância do Cederj está presente nos pólos ou postos de cerca de duas dezenas de municípios do estado. O curso de graduação é feito através da modalidade semipresencial, com sistema de tutoria por telefone, fax e internet e atendimento nos pólos e postos regionais nos finais de semana. Ao final do curso, o aluno recebe o mesmo diploma daqueles que freqüentam os cursos presenciais das universidades consorciadas. A inscrição pode ser feita via internet. Mais informações: www.cederj.edu.br ou pelo telefone (21) 2568-1226.

Mostra do projeto Memória Viva no Cedim
O Cedim, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Rua Camerino, 51, Centro), inaugura, no dia 7 de dezembro, às 18h, mostra do projeto Memória Viva. O projeto, que conta com o apoio da FAPERJ, trata da preservação da memória da trajetória de mulheres brasileiras que em várias épocas atuaram significativamente nas áreas cultural, política e social, lutando para afirmação da cidadania feminina e contribuindo para a construção do país. O projeto teve início em 2004 e já colheu o depoimento de 23 nomes de mulheres ilustres. Na mostra, serão exibidos depoimentos em vídeo de Rose Marie Muraro, Heloneida Studart, Ruth de Souza e Clara Steinbeg. Mais informações: http://www.cedim.rj.gov.br/ ou pelos tels. 2299-1999 ou 2299-2006.

Centro de Ciências Sociais da Uerj e a Editora Garamond promovem debate
O Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, o Centro de Ciências Sociais da Uerj e a Editora Garamond promovem o debate A Atualidade do Pensamento de Leopoldo Zea, dia 5 de dezembro, às 18 horas, no auditório RAV 94, no 9 andar da Uerj. O debate é parte da divulgação da publicação em português de duas obras do filósofo mexicano Leopoldo Zea. Participarão do debate Roberto Bartholo, da Coppe/UFRJ; Maria Tereza Toríbio Lemos, do Departamento de História da Uerj e presidente da Sociedad Latinoamericana de Estudios sobre América Latina y el Caribe; e Paulo Seda, do Departamento de História da Uerj.

Prazo para adesão ao ProUni é prorrogado

O prazo para as instituições de ensino superior interessadas em participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) assinarem o termo de adesão foi prorrogado até esta sexta, dia 2 de dezembro. O ProUni concede bolsas de estudo a alunos carentes de universidades particulares e, em contrapartida, oferece benefícios fiscais. No ano passado, o programa teve adesão de 1.126 instituições em todo o Brasil. Foram oferecidas mais de 112 mil bolsas, das quais 71.905 integrais e 40.370 parciais (50%). As inscrições dos alunos começam no dia 5 de dezembro. Aqueles que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos e cursaram o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral, podem se inscrever. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no período de 5 a 26 de dezembro. Mais informações: http://prouni.mec.gov.br/prouni/

 

Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio da C&T no Mast
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promove, nos dias 8 e 9 de dezembro, o Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio da Ciência e Tecnologia. Como parte da programação, que inclui conferências e debates, o evento inaugura, no dia 9, às 17h, a exposição "Objetos de Ciência e Tecnologia: trajetórias em museus e, na mesma data, às 18h, o pavilhão da luneta meridiana de Gautier restaurado. Mais informações: http://www.mast.br/nav_h06_txt6624_Seminario%20cultura.htm.

ou pelo tel. (21)-2580-0970 e e-mail simones@mast.br

Lançamento da Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia
O Instituto de Psicologia da UFRJ lança, nesta sexta-feira, 2 de dezembro, a partir das 10h, mais uma edição, em formato digital, de sua Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia. O lançamento acontece no auditório da Escola de Serviço Social, no campus da UFRJ na Praia Vermelha, Urca. O programa inclui a mesa-redonda Periódicos científicos em Psicologia, com a participação de Oswaldo Yamamoto, Anna Carolina Lo Bianco, Ana Jacó e coordenação de Angela Arruda. Mais informações: http://www.psicologia.ufrj.br/site/ e pelo tel. (21) 3873-5342.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes