O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Comitê Gestor avalia projetos do edital Pesquisa para o SUS
Publicado em: 24/11/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Comitê Gestor avalia projetos do edital Pesquisa para o SUS

O Comitê Gestor do edital Pesquisa para o SUS – uma parceria da FAPERJ com o Ministério da Saúde - promove, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no Museu da República, no Catete, um evento para a avaliação do andamento dos projetos aprovados no edital.

 

No encontro, os coordenadores de cada projeto contemplado apresentarão os principais resultados obtidos até o momento. O coordenador da Rede em Métodos Moleculares para o Diagnóstico de Doenças Crônicas Degenerativas e Infecciosas, José Mauro Peralta, apresentará a experiência da rede, cujo objetivo é promover o intercâmbio de especialistas e o desenvolvimento de projetos inter e multidisciplinares, aliando as atividades clínicas e de pesquisa e propiciando a transferência dos resultados para o sistema de saúde.

 

O evento, que será presidido pelo diretor-científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva,  contará com a participação de membros do Comitê Gestor, que inclui representantes das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Saúde, do Ministério da Saúde e do CNPq, além de membros da comunidade científica do Estado do Rio de Janeiro.

 

De acordo com Jerson Lima Silva, é importante que se façam avaliações periódicas dos projetos contemplados não só neste, mas nos diversos editais da FAPERJ, e especialmente naqueles executados em parcerias, como é o caso também do Pronex e do Programa Primeiros Projetos. “A vantagem é que, em vez de esperarmos relatórios anuais, podemos verificar o andamento dos projetos para a aplicação no SUS, que é o objetivo primordial deste edital”, diz Lima Silva. Ele destaca ainda a importância da colaboração entre os pesquisadores: “É também uma oportunidade de se colocar os pesquisadores em contato, de forma que possam conciliar linhas de pesquisa paralelas para desenvolver competências”.

 

Primeira parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde, o edital Pesquisa para o SUS tem como finalidade melhorar a qualidade no sistema de saúde fluminense. O programa, que contemplou 46 projetos, conta com recursos globais de R$ 3 milhões - metade oriunda do Ministério da Saúde e repassada através do CNPq, e metade proveniente do Tesouro do Estado do Rio de Janeiro.

 

As pesquisas são voltadas para cinco áreas consideradas prioritárias para fortalecer a gestão do SUS e a melhoria das condições de vida da população brasileira: avaliação e incorporação de tecnologias; análise das condições de saúde da população fluminense; avaliação da atual situação e das perspectivas de mudança nos sistemas municipais de saúde; avaliação e monitoramento dos sistemas municipais de saúde; pesquisa sobre dengue e leishmaniose; e a implantação de uma rede de pesquisa em métodos de diagnóstico molecular – a Rede em Métodos Moleculares para o Diagnóstico de Doenças Crônicas Degenerativas e Infecciosas. “A rede é um exemplo de como o edital poderá trazer melhorias para o SUS. Os grupos de excelência poderão transferir os resultados para a melhora das condições de saúde da população”, afirma Jerson Lima.

 

Os resumos dos principais resultados obtidos até o momento em cada projeto serão disponibilizados em breve no site da FAPERJ. O Museu da República fica na Rua do Catete, 153. Tel.: 2558-6350

 

Clique aqui para ver os projetos aprovados no edital.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes