O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Bolsistas do Projeto Jovens Talentos apresentam trabalhos na UFRJ
Publicado em: 10/11/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Bolsistas do Projeto Jovens Talentos apresentam trabalhos na UFRJ

Luci Braga

 

Luana SantosCerca de 150 alunos do ensino médio do Estado do Rio de Janeiro, bolsistas do programa Jovens Talentos para a Ciência, de incentivo à pré-iniciação científica, mostraram seus trabalhos na VII Jornada Jovens Talentos para a Ciência, que aconteceu nesta quarta-feira, 09 de novembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, na Ilha do Fundão.

 

Fruto de uma parceria entre o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e a FAPERJ, órgãos vinculados à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Projeto Jovens Talentos tem como objetivo estimular a formação de alunos para a pesquisa científica, identificar vocações e contribuir para a difusão do conhecimento científico, articulando ensino e pesquisa.

 

O diretor-científico da FAPERJ, Jerson Lima, destacou a importância do projeto: “Se  compararmos a história do desenvolvimento científico nos últimos 20 anos, percebemos que houve um grande crescimento. E a mola propulsora que estimulou esse crescimento foram programas como este dos Jovens Talentos para a Ciência, de iniciação científica, com essa formatação que se estende para o ensino médio e as escolas técnicas “.

 

Lima enalteceu a oportunidade de os jovens, antes do vestibular, poderem ter contato com as universidades, através dos laboratórios de pesquisa onde fazem estágios monitorados por pesquisadores. Segundo ele, isso facilita o processo da escolha da profissão, que coloca os jovens diante de um grande impasse. “É um dever da comunidade científica abrir esse espaço”, concluiu.

 

A coordenadora do Instituto Virtual de Paleontologia (IVP/FAPERJ), Maria Antonieta Conceição Rodrigues, ressaltou a participação de 18 alunos do projeto nas pesquisas desenvolvidas no Parque Paleontológico de Itaboraí, nas áreas de geologia, paleontologia, arqueologia, arqueologia histórica, educação e meio ambiente. “A experiência tem sido enriquecedora tanto para os orientadores quanto para os alunos. Tenho a certeza que estamos não só despertando o interesse pela ciência, como também a vocação para várias áreas do conhecimento que a maioria desses jovens só conhecia através da literatura. Além disso, percebemos um verdadeiro engajamento nas pesquisas onde atuam. No caso do nosso Parque, eles já se sentem os futuros guardiões, porque conseguem ver ali um pouco de sua história”, revela.

 

O decano do CCS/UFRJ, João Ferreira, disse que a UFRJ está de portas abertas para acolher os alunos do projeto. “Esta iniciativa maravilhosa é uma oportunidade para que os jovens possam ter o contato mais direto com o ambiente acadêmico do qual em breve certamente farão parte. Projetos de iniciação científica são de extrema importância, porque além de despertar para a ciência, favorecendo a renovação dos cientistas do país, estimulam a difusão do conhecimento”, afirmou.

 

Também participaram da abertura do evento o vice-presidente científico do Cecierj, Paulo César Arantes, o coordenador do projeto Jovens Talentos, Jorge Belizário, a diretora de Programas Sociais da Faetec, Janaína Garcia, e o superintendente de Divulgação Científica da Secti, Francisco Caruso.

 

Medicina, construção civil e Einstein em quadrinhos

 

Um estudo sobre micose cutânea em trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro foi apresentado pela aluna Luana Santos da Escola Oscar Tenório, da Faetec. Ela fez o levantamento das diversas doenças dermatológicas em profissionais do setor de limpeza e chega a propor mudanças nas leis trabalhistas ligadas a segurança do trabalho.

 

Caruso e Nilton de FreitasNa área da Física, destaca-se o trabalho apresentado pelo bolsista Nilton César Alcântara de Freitas, do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, de São João de Meriti. O projeto Espaço–Tempo de Einstein e outros conceitos de relatividade através de histórias em quadrinhos traduz para a linguagem dos quadrinhos cinco dos mais importantes artigos de Albert Einstein sobre a Teoria da Relatividade. Os quadrinhos estão no site www.cbpf.br/eduhq (clicar em calendários e/ou tirinhas).

 

Aluna do projeto a um ano e meio, Luana Santos de Sant’ Anna, 17 anos, cursa o Técnico em Laboratório na Escola Oscar Tenório da Faetec: “Muita coisa mudou na minha vida. Percebo uma perspectiva profissional enorme. Aprendi o que é pesquisa científica na prática. Pretendo ingressar na área biomédica e me dedicar à pesquisa”.

 

Os trabalhos da Escola Técnica Estadual de Transporte Engenheiro Silva Freire pretendem fazer a articulação da área de logística com o Plano Diretor do Estado no setor de construção civil. A escola está implementando cursos básicos de controle, transporte, movimentação e armazenagem de materiais de maneira a inserir os alunos do curso de Logística no mercado.

 

A VII Jornada do Projeto Jovens Talentos para a Ciência terá um desdobramento no próximo dia 22 de novembro no Colégio Técnico Agrícola Ildelfonso Bastos Borges, em Bom Jesus de Itabapoana.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes