O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rio sedia conferência sobre supercondutividade
Publicado em: 28/05/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio sedia conferência sobre supercondutividade

O processamento, a síntese e as aplicações dos materiais supercondutores estão entre os assuntos a serem discutidos durante a 7th International Conference on Materials and Mechanisms of Superconductivity and High Temperature Superconductors (M2S-HTSC). O evento, aberto no dia 25, segue até o dia 30 de maio, no Hotel Intercontinental, em São Conrado. Promovida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a conferência conta com o apoio da FAPERJ.

 

A M2S-HTSC destina-se ao debate dos temas fundamentais ligados à questão da supercondutividade e fenômenos a ela relacionados. A conferência, denominada MS2-RIO, faz parte de uma série de conferências iniciadas, em 1988, pelo Professor Alex Muller, em Interlagos, na Suíça. No Brasil, o evento é coordenado pela Professora Elisa Baggio Saitovich, presidente da Sociedade Brasileira de Física e pesquisadora do CBPF.

 

A 7th M2S-HTSC vai abordar tópicos de interesse atual na área de supercondutividade, incluindo aspectos experimentais e teóricos na física dos materiais supercondutores, seu processamento, síntese, caracterização e aplicações, bem como dos mecanismos responsáveis pela supercondutividade. O programa inclui os mais recentes resultados alcançados pelas pesquisas realizadas neste setor.

 

Cerca de 600 pesquisadores e estudantes de diferentes países estão participando da conferência, entre eles o co-ganhador do Prêmio Nobel de Física, em 1988, Professor Robeto Laughlin, pesquisador da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

 

Esta é a primeira vez que a International Conference on Materials and Mechanisms of Superconductivity and High Temperature Superconductors é realizada no Hemisfério Sul. A expectativa é que a promoção do evento no Brasil vá contribuir para o desenvolvimento dessa área na América Latina. Anteriormente, a M2S-HTSC fora realizada nos seguintes países: Suíça (Interlagos), em 1988; Estados Unidos (Palo Alto), em 1989; Japão (Kanazawa), em 1991; França (Grenoble), em 1994; China (Beijing), em 1997; e Estados Unidos (Houston), em 2000.

 

Mais detalhes sobre a programação da 7th International Conference on Materials and Mechanisms of Superconductivity and High Temperature Superconductors podem ser consultados em www.cbpf.br/m2srio.

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes