O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Lançado projeto Música Popular Brasileira nas Escolas
Publicado em: 13/10/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Lançado projeto Música Popular Brasileira nas Escolas

O projeto Música Popular Brasileira nas Escolas – MBPE –, uma iniciativa do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) que conta com o apoio do governo do estado através da FAPERJ, foi lançado na sexta-feira, 7 de outubro, no auditório da Casa do Comércio, no Flamengo. Concebido a partir do projeto de preservação e divulgação de acervos de música popular do referido instituto, o MPBE entrará em fase de testes nas próximas semanas em escolas dos municípios de Piraí e Rio das Flores. Posteriormente, o projeto deverá ser disponibilizado para os demais municípios fluminenses.

O lançamento, que reuniu várias autoridades, contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Arnaldo Niskier, que representou a governadora Rosinho Garotinho na solenidade. O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, que participou do ato, elogiou o projeto e lembrou que a Fundação vem trabalhando para ampliar o apoio para além das propostas ligadas ao setor de ciência e tecnologia, como no caso do MPBE. Ele lembrou que durante muitos anos a FAPERJ se limitou a apoiar a área científica, e que a área de tecnologia só ganhou diretoria própria no início de 2002, com a definição de uma nova estrutura para a entidade.

“A FAPERJ vem quebrando mais um paradigma ao se associar a projetos culturais de envergadura, como este do MPBE. A vinculação da área de C&T à Cultura é hoje considerada estratégica para o desenvolvimento econômico e social na sociedade contemporânea”, afirmou. O projeto, composto de seis cartazes didáticos e um CD com 20 faixas, aborda a trajetória da MPB desde a segunda metade do século XIX. Os cartazes receberam os seguintes títulos: Cronologia: A Formação da MPB; O Choro Carioca e Sua Sedução; O Samba dos Bambas; A Música Regional e a Diversidade do Brasil; A Bossa Nova no Brasil e no Mundo, e A Febre dos Festivais.

Acondicionados numa bela pasta, os cartazes vêm acompanhados por um CD que inclui pérolas da música nacional em gêneros que vão do choro à bossa nova, passando pelo samba e a música regional. O material deverá ser utilizado pelos professores para levar aos alunos informações sobre os movimentos e ritmos que marcaram a trajetória da MPB.

O presidente da Apremerj – Associação dos Prefeitos de Municípios do Estado do Rio de Janeiro –, Vicente Guedes, elogiou a decisão da FAPERJ em apoiar o projeto. “Foi graças a Fundação que pudemos levar adiante este projeto que agora entrará em fase de experimentação nos dois municípios escolhidos”, disse. A subsecretária-adjunta de cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Maria Eugênia Stein, disse que o projeto consumiu dois anos de trabalho. “É importante frisar que o primeiro cartaz, Cronologia: A Formação da MPB, é um primeiro mapa da música brasileira, e que no futuro poderemos ter outros a partir da colaboração de estudiosos e especialistas”, disse.

Stein disse ainda que o ICCA deve, em breve, começar a trabalhar no projeto de um dicionário escolar virtual. Ela adiantou que, mais adiante, o Instituto deverá concentrar-se em outra iniciativa, que ganhou o título provisório de Cantar e ler com MPB. “Este terá por objetivo colocar a música brasileira para reforçar o aprendizado da leitura em  jovens e também em adultos.

Participaram da solenidade, além de Rocha Filho, Niskier, Guedes e Stein, o diretor da Fecomércio/RJ, Natan Schiper; o diretor do ICCA, Ricardo Cravo Albin; a reitora da UNI-RIO, Malvina Tuttman, além de diversos prefeitos e educadores fluminenses.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes