O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ participa da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Publicado em: 06/10/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ participa da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

Em estande montado no Aterro do Flamengo, a FAPERJ é uma das 830 instituições ligadas à ciência e tecnologia espalhadas pelo país que participam da Segunda Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Coordenadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, desde segunda-feira, dia 3, estão sendo promovidas mais de seis mil atividades em 327 cidades com o objetivo de popularizar a ciência. Os eventos seguem até domingo, dia 9.

 

No Rio de Janeiro, quase mil atividades têm atraído os cariocas a diferentes pontos da cidade: Central do Brasil, Largo da Carioca, Aterro do Flamengo, Praia do Leme e Lagoa Rodrigo de Freitas são alguns dos locais onde se respirou ciência durante toda a semana.

 

O espaço da FAPERJ no Aterro fica na altura da sede da Finep (Praia do Flamengo, 200). Junto com universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas do Rio, a Fundação ajuda a despertar o interesse da população pela ciência fluminense. Jorgina Rosete Teixeira, professora de física da Uerj, esteve local. “É uma iniciativa importante para que as instituições de pesquisa do Rio possam mostrar seu potencial”, avaliou. Embora, para ela, a C&T esteja sendo mais valorizada, ainda falta muito a se fazer pela pesquisa. “Sem ela, a C&T não vai adiante”, opinou.

 

Rodrigo Vale, 17 anos, estudante de eletrônica na Faetec, participou da primeira semana de C&T no ano passado e repetiu a dose este ano por achar que as atividades ajudam no seu aprendizado. “Aqui a gente aprende um pouco mais sobre as novas tecnologias e a ciência em geral”, observou.

 

A programação no Aterro vai até domingo, entre 8h e 18h com exposições, experimentos científicos, oficinas, brincadeiras interativas, vídeos e palestras.  Especialmente para as crianças, a FAPERJ programou para sexta-feira sessões de contação de histórias infantis. No sábado, os pequenos podem aprender um pouco sobre o Origami – arte milenar de origem japonesa que tem como base a criação de formas através de técnicas de dobradura de papel.

 

Até sexta-feira, a programação na Central do Brasil é das 12 às 20h. No sábado, o Trem da Ciência parte da Central para Nilópolis. Atividades ligadas à ciência estarão sendo realizadas nos vagões: Ciência e Audiovisual, Ciência e Vida, Viajando com a Física, Viajando com o Sexo, Ferrovia, Viajando nos Sentidos, Ciência Arte e Cultura, Ciência e Meio Ambiente. A partida do trem está marcada para 11h. No domingo, uma tenda de 225m2 será montada na Praia do Leme. As atividades e experimentos serão sobre o mar e a água – tema do evento.

Ainda dentro da programação da semana, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Fiocruz, a Embrapa, o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) e o Observatório Nacional são algumas das instituições fluminenses que estão de portas abertas para visitação do público.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes