O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Petrópolis ganha laboratório-empresa de biotecnologia
Publicado em: 29/09/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Petrópolis ganha laboratório-empresa de biotecnologia

O Estado do Rio de Janeiro sai na frente com a inauguração, ocorrida nesta quinta-feira, 29 de setembro, no município de Petrópolis, do primeiro laboratório-empresa de biotecnologia avançada do Brasil. O novo empreendimento, Excellion Serviços Biomédicos, é resultado de uma parceria do governo do estado – por meio do programa Rio Inovação da FAPERJ – com o Hospital Pró-Cardíaco, que contou com o apoio da Prefeitura de Petrópolis. No dia 13 de setembro a Fundação lançou o Rio Inovação II, com recursos de R$ 13,8 milhões.

O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza, representou a governadora Rosinha Garotinha na solenidade. A FAPERJ esteve representada na cerimônia por seu diretor de Tecnologia e um dos principais artífices do programa Rio Inovação, Marcos Cavalcanti. “Estamos assistindo à criação de um empreendimento com o apoio do governo do estado e que reúne todos os elementos inerentes à dinâmica da inovação tecnológica, isto é, a cooperação entre a universidade e as empresas”, disse Cavalcanti.

A nova empresa colocará à disposição da rede privada e pública de saúde produtos e serviços relacionados à cirurgia reparadora, manipulação de células para transplante de medula óssea, terapia de células tronco em cardiologia e outras doenças crônicas. As instalações da nova empresa estão localizadas dentro do Pólo Funpat de Tecnópolis (Av. Afrânio de Melo Franco, 333, Bairro do Quitandinha).

A abertura da empresa ocorre em paralelo ao lançamento do Programa Estadual de Terapia Celular pelo governo do estado. O Programa visa a desenvolver estudos sobre um ramo da medicina contemporânea que vem revolucionando a prática médica. Atualmente, a terapia celular está em uso clínico aplicada ao transplante de medula óssea, ao reparo de danos dérmicos (queimaduras), recuperação de pele e mucosas em grandes traumatismos e regeneração de tecido cartilaginoso (degeneração articular).

Em seu discurso, Souza lembrou que na cerimônia de entrega das outorgas aos contemplados no Rio Inovação I, em novembro de 2004, a governadora pediu informações sobre os projetos selecionados e escolheu – para fazer a entrega pessoalmente – a proposta de Terapia Celular do pesquisador Hans Fernando Dohmann, que está à frente do empreendimento. “Não avançaremos no desenvolvimento tecnológico enquanto não colocarmos recursos públicos na iniciativa privada, mesmo que esses investimentos, eventualmente, não alcancem os resultados esperados”, alertou.

O secretário estadual de C, T&I lembrou que o Estado do Rio foi pioneiro na cultura de células nos anos 60, criando posteriormente, um banco de células, e, mais recentemente, avançando no campo das pesquisas com cordão umbilical. A Excellion tem como principal acionista o Hospital Pró-Cardíaco do Rio de Janeiro. Seus dois principais parceiros na iniciativa são Radovan Borojevic, pesquisador do Laboratório de Biofísica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) apoiado pelo programa da FAPERJ Cientista do Nosso Estado, e Sang Won Han, da cadeira de biofísica da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes