O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Pesquisador do Impa ganha prêmio internacional para jovens matemáticos
Publicado em: 29/09/2005

Pesquisador do Impa ganha prêmio internacional para jovens matemáticos

Marcelo VianaMarcelo Viana, pesquisador titular do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é o primeiro ganhador do prêmio Srinivasa Ramanujan, criado pelo Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) com o apoio do Niels Henrik Abel Memorial Fund, da Noruega, para distinguir jovens matemáticos de países em desenvolvimento. O ICTP, sediado em Trieste, Itália, é mantido pela UNESCO, a Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA) e o governo italiano.

Viana, que é coordenador de área da FAPERJ, é conhecido internacionalmente por suas contribuições às pesquisas sobre sistemas dinâmicos - a área da matemática que estuda sistemas que evoluem no tempo, como o clima, reações químicas, sistemas planetários ou ambientes ecológicos, visando modelar e prever a sua evolução. Sua grande produtividade – tanto em quantidade quanto em qualidade – influenciou fortemente o desenvolvimento da pesquisa matemática no Impa e no Brasil. Com 43 anos, Viana já publicou mais de 50 trabalhos em periódicos internacionais especializados e orientou 20 alunos de doutorado e mestrado.

 

De acordo com o pesquisador, ao premiá-lo, estas instituições de alto nível não estão apenas reconhecendo o seu mérito científico, mas também o desenvolvimento de toda a matemática brasileira, que evoluiu de maneira notável nas últimas décadas. “Não é possível separar o indivíduo do conjunto”, afirma. Ele acrescenta que o reconhecimento se refere não só ao seu trabalho de pesquisa como também à sua dedicação à formação de jovens mestres e doutores no Brasil inteiro, que se dá através de intercâmbios do Impa com universidades de outros estados - entre elas as federais de Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

 

Como coordenador da área de Matemática da FAPERJ, Viana está contribuindo para a elaboração de um levantamento das competências, potencialidades e carências da ciência fluminense que vai servir para orientar políticas de fomento da Fundação e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Secti). “Estou contactando coordenadores de pós-graduação de todo o estado e tendo um aprendizado muito valioso, já que estou ampliando a visão da minha área e da ciência no Rio de Janeiro”, diz.

 

Marcelo Viana nasceu no Rio e passou os primeiros 24 anos de sua vida em Portugal, voltando para fazer doutorado no Impa. O pesquisador já recebeu outras homenagens acadêmicas, como a Grã-Cruz do Mérito Científico, do governo brasileiro, e prêmios da União Matemática da América Latina e Caribe, da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento, e da Academia de Ciências Exatas Engenheiro Antonio José de Almeida (Portugal). A cerimônia de entrega do prêmio Srinivasa Ramanujan será na Itália, em data a ser definida.

Prêmio homenageia matemático indiano

Selo indianoSrinivasa Aiyangar Ramanujan (1887-1920) mostrou desde cedo grande facilidade com a matemática. Aos 15 anos, redescobriu vários teoremas. Em 1911 publicou seu primeiro artigo no Journal of the Indian Mathematical Society e em 1914 viajou para a Inglaterra. As pesquisas de Ramanujan incluíam séries de Riemmann, frações contínuas, integrais elípticas, série hiper-geométrica, função zeta e séries divergentes.

 

Ramanujan não dava grande importância às demonstrações. Apresentou diversos resultados sem prova - a maioria verdadeira, conforme outros demonstraram mais tarde, passando a ser considerado um gênio. Vegetariano, profundamente ligado à cultura hindu, Ramanujan atribuía sua surpreendente inspiração matemática à deusa Namagiri.

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes