O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rio Inovação II: Rosinha Garotinho lança edital no dia 13
Publicado em: 08/09/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio Inovação II: Rosinha Garotinho lança edital no dia 13

O Governo do Estado, por meio da FAPERJ, lança nesta terça-feira, 13 de setembro, às 11h, no Palácio Guanabara, o edital Rio Inovação II. O programa, uma parceria do governo estadual com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia, é voltado para o apoio a soluções inovadoras que beneficiem o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do estado. Na mesma ocasião, a governadora Rosinha Garotinho assinará os termos de implantação dos Centros Tecnológicos Universitários de Energia Renovável da Uerj e Uenf.

As quatro áreas de interesse do edital são as de Agronegócios, Biotecnologia, Saúde e Energia. Elas contarão com recursos de seus respectivos fundos setoriais. Já os recursos do Fundo Verde Amarelo poderão contemplar outras áreas. Nas citadas áreas de interesse, o Governo do Estado do Rio de Janeiro privilegiará os projetos sobre produtos orgânicos, fruticultura, desenvolvimento de kits diagnósticos para doenças humanas e animais, fitoterápicos, quimioterápicos, equipamentos médicos, aquecimento de água e geração de energia para unidades rurais, bem como softwares aplicados às áreas de interesse deste edital.

 

Passado menos de um ano da outorga dos contemplados na primeira edição do edital Rio Inovação, o conteúdo do novo programa sofreu ligeiras modificações a fim de garantir mais agilidade na avaliação e no processo de seleção das propostas. É esperado um número de propostas superior ao do edital anterior.

O edital, que contará com recursos da ordem de R$ 13 milhões, tem o objetivo de induzir a aproximação entre as instituições de pesquisa e as empresas fluminenses. Além disso, o proponente deverá comprovar que o objeto de inovação presente em seu projeto está na fase de protótipo ou em vias de ser colocado no mercado.

 

Proponentes deverão indicar o caráter inovador do protótipo/produto
Uma das novidades do processo de seleção será a obrigatoriedade de preenchimento de um formulário, no qual os proponentes deverão indicar o caráter inovador do protótipo/produto e os eventuais benefícios econômicos e sociais para o Estado do Rio de Janeiro. Ficará mantida a exigência de que o proponente seja pessoa física, com graduação em qualquer curso de nível superior. Além disso, o proponente deverá, por meio de curriculum vitae, comprovar a experiência necessária para desenvolver o projeto proposto. A empresa deve, por outro lado, comprovar que tem expertise na área em que o projeto se insere.

 

Experiências semelhantes têm sido desenvolvidas no Brasil, fruto da mesma parceria com a Finep/MCT e os Fundos Setoriais. O edital da FAPERJ inova ao restringir seu apoio aos projetos que apresentem um protótipo, produto ou serviço, com uma solução tecnológica.

Na última década, estudos mostraram que o tratamento atribuído a um conjunto de fatores de ordem gerencial, produtiva, comercial e mercadológica – alavancados pela inovação – pode contribuir, a curto e médio prazo, para que países e empresas possam se inserir, de forma mais competitiva, num mercado global.

 

Lançada em dezembro de 2003, a primeira edição recebeu 108 propostas – das quais 20 foram selecionadas. A cerimônia de outorga foi realizada no mês de novembro de 2004, no Palácio Guanabara, na presença da governadora Rosinha Garotinho.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes