O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Instituto Virtual de Doenças Neurodegenerativas lança site
Publicado em: 11/08/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Instituto Virtual de Doenças Neurodegenerativas lança site

Marina Lemle

 

Entrou no ar nesta quarta-feira, 10 de agosto, o site do Instituto Virtual de Doenças Neurodegenerativas do Estado do Rio de Janeiro (IVDN). Apoiado pela FAPERJ e coordenado pelo professor Rafael Linden, diretor do Instituto de Biofísica da UFRJ, o IVDN é uma rede para a promoção de pesquisa, ensino e divulgação científica na área de doenças neurodegenerativas e patologias associadas à neurodegeneração.

 

O objetivo do site é divulgar informações sobre doenças neurodegenerativas, noticiar avanços científicos relacionados, comentar reportagens veiculadas pela grande imprensa, informar sobre pesquisas realizadas no país e oferecer contatos de instituições especializadas, grupos de apoio e outros de utilidade para pacientes, familiares, estudantes e demais interessados. “O site mostra o que são as doenças neurodegenerativas em linguagem acessível. Queremos dar à população em geral uma noção do que se faz de pesquisa básica e aplicada nessa área no Rio de Janeiro e no Brasil”, diz Linden, que, como pesquisador, é apoiado pelo edital Cientistas do Nosso Estado desde a sua primeira edição, em 1999.

 

O site traz um vasto conteúdo sobre pesquisas nacionais em áreas como diagnóstico e pesquisa em neuropatologia, doenças neuropsiquiátricas, estrutura e comportamento de proteínas em doenças neurodegenerativa, glia e tumores cerebrais, marcadorese genéticos de doenças neurodegenerativas, neuroimagem, neuroquímica, pesquisa básica em doenças por prions, pesquisa básica em neurodegeneração, comunicação celular e doenças neurodegenerativas, pesquisa clínica e experimental em doença de Parkinson e pesquisa clínica em doença de alzheimer e outros transtornos mentais na velhice.

 

Além de mapear as pesquisas, o site também reproduz notícias veiculadas na mídia e aprovadas pela pesquisadora Suzana Herculano-Houzel, especialista em neurobiologia e divulgação científica apoiada pelo edital Primeiros Projetos, da FAPERJ. Futuramente, as notícias serão acompanhadas de comentários e avaliações críticas de pesquisadores da rede.

 

Em breve, profissionais e estudantes avançados da área de saúde cadastrados no site terão acesso a colunas de opinião especializadas, debates técnicos, dados epidemiológicos e outras informações de saúde pública, anúncios de eventos e oportunidades profissionais e de financiamento à pesquisa em doenças neurodegenerativas. “É uma forma de incentivar estudantes a se envolverem em pesquisas nessa área”, aposta Linden.

 

Entre os males descritos no site estão as doenças de Alzheimer, Parkinson, Huntington e Pick, além de retinopatias degenerativas, degenerações espinocerebelares, doenças causadas por príons, esclerose lateral amiotrófica (ELA) e deterioração cognitiva vascular. Os especialistas também desenvolvem estudos sobre o diagnóstico molecular de doenças neurodegenerativas, anatomia patológica das doenças neurodegenerativas e tratamentos com células-tronco. O site do IVDN fica em http://www.ivdn.ufrj.br/.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes