O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Sudeste prepara propostas para os rumos de C&T no país
Publicado em: 04/08/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Sudeste prepara propostas para os rumos de C&T no país

A proposta do Sudeste para os rumos de C&T no país foi discutida esta semana por autoridades e representantes de agências de fomento federais e estaduais, centros de pesquisa, universidades e empresas. A Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sudeste, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, foi realizada entre 3 e 4 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg Trade Center), em Belo Horizonte.

Cerca de 250 pessoas participaram do encontro, entre representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, é um dos que colaboraram para articular a agenda regional que será levada para a 3 Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada de 16 a 18 de novembro, em Brasília. O evento nacional definirá ações e projetos para todo o país.

Segundo Rocha Filho, o encontro superou as expectativas. “Além de discutir propostas para a conferência nacional, avançamos muito na concepção de parcerias entre os estados do Sudeste”, disse, referindo-se à união desses estados em assuntos comuns como a poluição do Rio Paraíba do Sul e a preservação da Mata Atlântica. “Pretendemos criar grupos de pesquisa nos estados do Sudeste em torno dessas questões visando à preservação da biodiversidade”, adiantou.

Rocha Filho presume que a proposta do Sudeste para as questões nacionais também será bastante significativa. “Ela abrangerá itens importantes para a política nacional de C&T como a implementação da lei de inovação; a integração entre a base do conhecimento, o setor produtivo e políticas públicas; a gestão de metrópoles; o efeito estufa e uma infinidade de questões relevantes para o país”, revelou.

O tema central da reunião é o desenvolvimento econômico analisado na perspectiva da geração de riquezas, inclusão social, áreas de interesse nacional, presença internacional e gestão e regulamentação do conhecimento. A agenda com os resultados incluirá ainda o desenvolvimento de projetos comuns em áreas como biotecnologia e agropecuária.

Um dos destaques da proposta do Sudeste diz respeito à contribuição da ciência e da tecnologia para o controle e prevenção da violência. “A atuação das universidades e do pensamento social é fundamental para as políticas de segurança pública”, observou o diretor-presidente da FAPERJ.

 

Expositor do tema Participação das Universidades e dos Institutos de Pesquisa Tecnológica na Inovação em Empresas, Rocha Filho defendeu a integração entre a base do conhecimento, o setor produtivo e políticas públicas. Para ele, a transferência de tecnologia não pode estar restrita à universidade e à empresa. “Esse processo é uma concepção que reúne a base do conhecimento, o setor de produção e políticas públicas que perpassem os três poderes”, opinou.

 

Com a participação do diretor-científico da FAPERJ, Jerson Lima, o painel A dimensão regional do financiamento à pesquisa no Brasil abordou o papel das fundações de amparo à pesquisa (FAPs). Representantes das FAPs dos estados do Sudeste discutiram o equilíbrio de repasses muitas vezes insuficientes para o desenvolvimento da pesquisa nos Estados.


Na pauta de debates estiveram, entre outros temas, a cooperação regional e internacional em ciência e tecnologia e os projetos em curso nas áreas da biotecnologia, células-tronco e nanotecnologia.

 

Clique aqui para acessar a página da conferência

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes