O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Violência, Direitos Humanos e Mídia em debate
Publicado em: 28/07/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Violência, Direitos Humanos e Mídia em debate

O seminário “Violência, Direitos Humanos e Mídia” reuniu, dias 25 e 26 de julho, autoridades, jornalistas e pesquisadores no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. Promovido em conjunto pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estados de Direitos Humanos e Cidadania (Sedh), e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), o encontro contou com a participação, na mesa de abertura, do diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho.

 

O convite a Rocha Filho remete à parceria entre a Fundação e a Sedh, iniciada com o lançamento, em agosto de 2004, do edital “Direitos Humanos para Todos”. A iniciativa destes dois órgãos do Governo do Estado apóia hoje, no âmbito do edital, 22 projetos que têm por objetivo a realização de pesquisas sobre a temática dos direitos humanos e da cidadania e cujos resultados possam orientar a aplicação de políticas públicas. 

 

Na abertura do seminário, o diretor-presidente da FAPERJ ressaltou que a violência é, hoje, um estado generalizado no mundo e que, por isso, precisa ser enfrentada de modo amplo pela sociedade. “A agenda mundial estava preparada para entrar no século 21 refletindo sobre as questões ambientais, englobando os aspectos econômicos, sociais e ambientais dentro de uma concepção de sustentabilidade. Porém, em função de alguns fatos, como o ocorrido em 11 de setembro de 2001, e de determinadas posturas históricas, a agenda mundial passou a ser pautada pelo combate ao terrorismo, trazendo novas formas e faces da violência. A recente execução sumária do eletricista brasileiro no metrô de Londres é uma conseqüência desta agenda”, ponderou o diretor-presidente da FAPERJ. Finalizando sua participação, ele congratulou os organizadores do seminário não só pela promoção do evento, mas também pela integração dos temas.

 

Também compondo a mesa de abertura, o secretário de estado de Direitos Humanos, Jorge da Silva, defendeu a ênfase na prevenção na luta contra a violência. “O acesso ao trabalho, à educação, ao saneamento também devem ser considerados direitos humanos. Só exercendo plenamente estes direitos a população pode ter tranqüilidade”, afirmou o secretário.

Nos dois dias do evento revezaram-se nos debates jornalistas vinculados aos principais veículos brasileiros de comunicação; ativistas pelos direitos humanos; integrantes da Sedh e estudiosos do assunto, como os pesquisadores Michel Misse (UFRJ) e João Trajano de Lima Sento-Sé (Uerj), ganhadores do edital Direitos Humanos para Todos da FAPERJ.

Entre os jornalistas, participaram dos debates Aziz Filho (IstoÉ e presidente do SJPMRJ); Sidney Rezende (TV Globo e CBN); Mauro Malin (Observatório da Imprensa) e Jorge Antônio Barros (O Globo); entre outros profissionais da imprensa brasileira.

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes