O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Inclusão digital no Rio de Janeiro
Publicado em: 14/05/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Inclusão digital no Rio de Janeiro

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Faperj, através de sua Diretoria de Tecnologia, está integrando o Programa Rio Conhecimento - Programa de Apoio ao Conhecimento Tecnológico em Informática do Estado do Rio de Janeiro.

O Rio Conhecimento é um projeto que tem por objetivo tornar o Estado do Rio de Janeiro o principal Pólo de Tecnologia da Informação da América Latina. Ele visa estabelecer parcerias entre o governo do estado, universidades fluminenses e empresas privadas do setor de tecnologia e oferecer diversas oportunidades de geração de negócios trazendo resultados significativos para o Estado e a sociedade. Além disso, pretende estabelecer um padrão de excelência na disponibilidade das informações do governo.

 

O programa Rio Conhecimento está sub-dividido em três grupos temáticos: um de Fomento ao Setor e Fortalecimento dos Pólos, de Integração à Sociedade da Informação e de Universalização do Acesso e Inclusão Digital, do qual a Faperj faz parte.

 

O desafio do grupo temático "Universalização do Acesso e Inclusão Digital" é evitar que a Tecnologia da Informação acabe aprofundando o fosso que existe entre os que têm e os que não têm acesso aos bens e à habilidade requeridos na Era Digital. Com isso, o grupo pretende contribuir para a inserção da população no mundo digital. Dados de uma recente pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas revelam que apenas 17% da população do Estado do Rio têm acesso à informática e somente 12% têm Internet. Com base nesses dados, o grupo está planejando ações para transformar esta realidade existente hoje no país e, em particular, no Estado do Rio.

 

Este grupo temático, que se reúne toda primeira terça-feira do mês, é formado por representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti, do Proderj, do Comitê para Democratização da Informática – CDI, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, da ONG Acessibilidade Brasil, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro – Seprorj.

 

Periodicamente, estarão sendo disponibilizadas neste site informações sobre as atividades realizadas  e propostas pelo Programa Rio Conhecimento que conta com a participação da Faperj.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes