O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Assinado convênio entre a FAPERJ e a Universidade do Porto
Publicado em: 14/07/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Assinado convênio entre a FAPERJ e a Universidade do Porto

As relações entre Portugal e o Estado do Rio de Janeiro ganham, neste segundo semestre, um novo impulso com a assinatura de um convênio de cooperação científica e tecnológica celebrado entre a FAPERJ e o Cepese (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade), órgão vinculado à Universidade do Porto. O acordo foi firmado no final de junho durante viagem ao continente europeu do diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, e da coordenadora do Programa de Editoração da FAPERJ, Ismênia de Lima Martins.

 

Assinado em Lisboa no dia 4 de julho, o convênio terá duração inicial de dois anos e começa com a organização de um portal na internet que reunirá uma base de dados sobre a imigração portuguesa a partir de documentos de ambos os países. A primeira reunião de trabalho será em novembro, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, com a vinda de um grupo de Portugal.

 

Dividido em onze artigos, o convênio expressa o desejo de aproximar as comunidades lusa e fluminense na investigação e divulgação de temas direta ou indiretamente relacionados com a população, economia e sociedade, na realização de projetos conjuntos, conferências e debates científicos em qualquer área do conhecimento.

 

Ismênia de Lima Martins informa que os pesquisadores portugueses já levantam dados nos distritos que emitiam passaportes entre os séculos 19 e 20. “E aqui no Brasil já estão sendo trabalhados documentos datados até 1842, já tratados no Arquivo Nacional. Neste convênio, o papel da FAPERJ será de agente facilitador dos trabalhos desenvolvidos em cooperação por pesquisadores das diversas instituições sediadas no Rio, como UFF, UFRJ, Uerj, Arquivo Nacional e Arquivo Público”, revela a coordenadora do Programa de Editoração da Fundação.

 

O acordo foi celebrado no Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior (Grices), instituição portuguesa de fomento à pesquisa. “Esse acordo servirá para intensificar a cooperação e contribuir para o intercâmbio entre os dois países, reforçando nossos vínculos históricos com Portugal, que muito nos orgulham”, disse Rocha Filho, que durante a estada na cidade proferiu palestra na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em Lisboa, o titular da FAPERJ fez outra palestra no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes