O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 30 de junho a 7 de julho de 2005
Publicado em: 30/06/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 30 de junho a 7 de julho de 2005

Pesquisa para o SUS: outorgas serão entregues dia 6 de julho

Os termos de outorga dos contemplados no edital Pesquisa para o SUS serão entregues em solenidade, às 10h, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. O edital contemplou 46 projetos – incluindo o que resultará na formação de uma rede de diagnóstico – em cinco áreas definidas com base nas prioridades em saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro e na Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, visando fortalecer a gestão do SUS e a melhoria das condições de vida da população brasileira.

 

Diretor de Tecnologia publica artigo no Globo Online

“Estamos em pleno século 21 com uma estrutura de governo concebida no século 19”. A afirmação é de Marcos Cavalcanti, diretor de Tecnologia da FAPERJ, em artigo publicado no Globo Online. “Fusão, desfusão e confusão” é um dos textos publicados na seção Região Metropolitana dos seminários promovidos pelas comemorações dos 80 anos de O Globo.  De acordo com Marcos Cavalcanti, a discussão sobre a desfusão do Rio de Janeiro está na contramão do que deve ser feito. “Para que precisamos de instituições estaduais?”, pergunta o professor da Coppe. Para ele, os problemas que envolvem mais de um município podem ser resolvidos por consórcios entre municípios. “As fronteiras estaduais não fazem o menor sentido. As tradições culturais são locais e não estaduais”, opina. Cavalcanti defende a idéia de que a desfusão do Rio só traz mais confusão. “Não precisamos de mais um estado, mas de acabar com eles, criando maior integração e cooperação entre os governos municipais”, conclui.

 

Conferência Regional Norte de C&T

Começou nesta quarta-feira, 29 de junho, em Manaus, a primeira Conferência Regional de Ciência e Tecnologia. Temas como o desenvolvimento de pesquisas, a entrada das multinacionais e papel da Amazônia no desenvolvimento do Brasil devem movimentar o encontro, que acontece até 1 de julho. Além de discutir questões regionais, o encontro é preparatório para a 3 Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro no Hotel Blue Tree Park, em Brasília.

Concurso público para professor adjunto do Instituto Politécnico da Uerj
Estão abertas as inscrições para o Concurso Público para provimento de duas vagas para o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica e Energia do Instituto Politécnico da Uerj. Com carga horária de 40 horas semanais, as vagas são nas áreas de Estática e Dinâmica Aplicada e de Fenômenos de Transporte.  As inscrições podem ser feitas de 15 de julho a 15 de agosto, das 10 às 17 horas, de segunda à sexta-feira, na Secretaria da Direção da Unidade Acadêmica Instituto Politécnico - Rua Alberto Rangel, s/n, Vila Nova, Nova Friburgo, RJ, onde o candidato receberá cópia do edital.  Informações pelo telefone (22) 2528-8536 ou pela internet: http://www.iprj.uerj.br/0000main.

Prêmios: Empreendendorismo e Ciência&Inovação
Os prêmios Empreendendorismo e Ciência&Inovação, promovidos pelo Santander Banespa e pelo portal especializado em educação Universia, estão com as inscrições abertas até 31 de agosto. O julgamento dos projetos será do CNPq. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil. O Prêmio Ciência e Inovação é voltado a recém-doutores com pesquisas de caráter tecnológico inovador, nas seguintes categorias: Indústria, Comércio, Serviços e Responsabilidade Social. O Prêmio Empreendendorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolverem um plano de negócios nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Tecnologia e Responsabilidade Social. Outras informações: www.universia.com.br/santandereducacao.

Concurso Caminhos do Mercosul dá viagem a Brasília
Alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas nascidos em 1988 e 1989 podem concorrer a uma viagem de oito dias a Brasília, e conviver com estudantes da Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai. As inscrições para o concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul podem ser feitas até o final de julho. Os trabalhos devem ser apresentados em forma de monografia, ensaio, conto ou investigação histórica. Serão aceitos os seguintes temas: Juscelino Kubitschek e a construção de Brasília; Oscar Niemeyer e as principais obras arquitetônicas de Brasília; Brasília: marco do urbanismo contemporâneo e da arquitetura moderna; Brasília e as reservas do patrimônio natural. Promovido pelo Setor Educacional do Mercosul e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o concurso é realizado nos seis países do Mercosul e busca incentivar a integração regional a partir da escola.


Rio sediará a 3 Conferência Internacional de Aids
O Rio de Janeiro sediará, de 24 e 27 de julho, a 3 Conferência da International Aids Society sobre Patogênese e Tratamento da Aids, organizada pela Sociedade Internacional de Aids (International Aids Society - IAS) em parceria com a Universidade Federal do RJ (UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). São esperados cinco mil especialistas entre cientistas, médicos e especialistas em saúde pública que vão analisar os mais recentes avanços científicos relativos ao HIV/Aids. A conferência é uma oportunidade de explorar como estes progressos podem contribuir para a resposta global à epidemia. A escolha do Brasil como anfitrião se deve à liderança que o Brasil vem desempenhando ao garantir o acesso ao tratamento e à prevenção da doença. A inscrição online pode ser feita em http://www.ias-2005.org.

Estudos que podem salvar vidas
Com o tema “Sangue, Fluido da Vida”, a 21 edição do Prêmio Jovem Cientista está com as inscrições abertas até 31 de agosto. Podem participar pesquisadores de todo o Brasil. Estão previstas as seguintes categorias: graduados, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio, mérito institucional, orientador e menção honrosa. A iniciativa é uma realização do CNPq com o objetivo de estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em profissionais que buscam alternativas para problemas brasileiros. Outras informações: http://www.cnpq.br/sobrecnpq/premios/pjc2005.

 

Prêmio Finep de Inovação Tecnológica : inscrições prorrogadas até 15 de julho

Instituições e empresas, públicas ou privadas, com sede no país, que tenham introduzido novos conceitos na geração, absorção e uso das tecnologias de processos e produtos, têm até 15 de julho para se inscrever na edição deste ano do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. O prazo, que terminava no dia 15 deste mês, foi prorrogado. O objetivo é estimular as iniciativas inovadoras das empresas no campo tecnológico, com destaque para os projetos capazes de gerar resultados para a economia e a sociedade brasileira. O prêmio terá etapas: regional e nacional. Os projetos vencedores na etapa regional concorrerão ao Prêmio Nacional. O prêmio foi dividido em oito categorias: Pequena, Média e Grande Empresa; Produto; Processo; Inovação Social; Instituição de Ciência e Tecnologia; e a categoria especial Inventor Inovador. Informações: http://www.finep.gov.br/premio/index.htm.

Rio recebe 1 Encontro Sul-Americano de Paleopatologia

O Rio foi escolhido para sediar, de 27 a 29 de julho, a primeira edição do Encontro Sul-Americano de Paleopatologia. O objetivo do evento, promovido pela Associação de Paleopatologia, é estimular a reflexão sobre a ciência que estuda o passado da saúde humana e o processo de evolução, surgimento e desaparecimento das doenças. O encontro contará com a realização de cursos, palestras, simpósios, apresentações orais e pôsteres. Também farão parte da pauta do evento assuntos como infecções americanas, padrões de comportamento violento, técnicas cirúrgicas e de preparação de cadáveres e marcadores ósseos indicativos de diferentes estilos de vida. Os interessados devem enviar trabalhos e inscrições para paminsa@ensp.fiocruz.br.


Prêmio para reportagens sobre meio ambiente

Estão abertas as inscrições para a segunda edição dos programas Bayer Young Environmental Envoy (BYEE) e Bayer Environmental Award for Media (BEAM) que visa premiar estudantes de jornalismo e jornalistas por projetos e reportagens sobre proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Serão premiados este ano quatro estudantes e dois profissionais de jornalismo, que ganharão uma viagem à Alemanha. As inscrições podem ser feitas  até 19 de agosto em www.byee.com.br (estudantes) e www.byeee.com.br/jornalistas (jornalistas).

Capes abre inscrições para doutorado nos EUA

Com prazo até 1 de agosto, estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de doutorado oferecido pela Capes em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os EUA e o Brasil (Comissão Fulbright). A bolsa é destinada a brasileiros de comprovado desempenho acadêmico, com projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil. São 70 o número de bolsas a serem implementadas no segundo semestre de 2006. Informações: www.capes.gov.br/capes/portal/


Termina prazo para programas de estudo no Japão
O prazo para concorrer a uma das bolsas de estudo oferecidas pelo governo japonês em níveis de graduação e escola técnica termina no dia 28 de junho. O valor da bolsa é de 135 mil ienes/mês (R$ 640). Os interessados devem ter domínio da língua inglesa e não é necessário saber japonês, já que o programa também inclui auxílio para o curso de línguas. Os programas de estudo no Japão são articulados em parceria com os ministérios da Educação, da Cultura, dos Esportes e da C&T. Informações: www.br.emb-japan.go.jp/portugues/bolsas_programas.htm

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes