O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Belo Horizonte sedia em agosto Regional do Sudeste de C,T&I
Publicado em: 23/06/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Belo Horizonte sedia em agosto Regional do Sudeste de C,T&I

Duas conferências previstas para o segundo semestre deverão oferecer importantes subsídios para a formulação de políticas públicas nos próximos anos. A primeira delas, Conferência do Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento, acontece nos dias 3 e 4 de agosto, em Belo Horizonte. No final de outubro, em Brasília, acontece a 3 Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os dois eventos deverão atrair os principais expoentes das ciências no país, bem como autoridades de setores diversos da administração pública, tanto no âmbito estadual como federal. A FAPERJ estará representada nos dois eventos por seu diretor-presidente Pedricto Rocha Filho.

Na capital mineira, as reuniões da Conferência Regional do Sudeste – que é parte da conferência nacional e tem caráter preparatório para a reunião de Brasília –, serão realizadas no Fiemg Trade Center (Rua Timbiras, n 1200, Centro). O evento tem como objetivo contribuir para estabelecer um ambiente – local e regional – atrativo, cooperativo e propício a uma intensa produção de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) e a um elevado uso de seus resultados no processo de desenvolvimento.

 

A realização da Conferência Regional visa igualmente formular proposições de diretrizes e instrumentos de apoio, interação e cooperação para a elevação da produção de CT&I e de seu uso em processos, produtos e serviços. Os participantes deverão debater as relações de dependência e soberania do País, na produção da C,T&I e no controle e apropriação de seus resultados pelos agentes econômicos e pela sociedade frente ao modelo atualmente adotado.
 

Os temas a serem abordados na Conferência Regional serão baseados nos grandes temas nacionais (geração de riqueza, inclusão social, presença internacional, áreas de interesse nacional e gestão e regulamentação) que estiveram na pauta dos seminários preparatórios para a conferência e que foram realizados em março, no Distrito Federal. Outros temas de interesse regional do Sudeste devem completar a programação.

 

As entidades que colaboram para a realização do evento já estão apresentando à Secretaria Regional da Conferência sugestões de temas, expositores e debatedores. Depois de apresentados, a Comissão do Sudeste definirá quais destes temas e expositores irão fazer parte dos trabalhos a serem realizados durante a Conferência. As articulações com as entidades estão sendo conduzidas pelas Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Fundações de Amparo à Pesquisa do Sudeste em parceria com os setores acadêmico, de instituições de pesquisa, empresarial e governamental.

 

Além da FAPERJ, colaboram para a realização do evento a Fapesp, Fapemig, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg)/Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Sebrae-MG e do Sudeste, Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Ciemg, Faemg, Embrapa, CDTN, Prefeitura de Belo Horizonte, Fapes, Fórum de Reitores, Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Sudeste (Foprop), Crea-MG, Associações do Ministério Público e dos Magistrados.

Os interessados em obter mais informações sobre a Conferência do Sudeste devem acessar o Portal com todas as informações sobre a iniciativa, inclusive com acesso aos 88 trabalhos apresentados nos Seminários Preparatórios de Brasília, em março passado: www.cetec.br/cnctisudeste.

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes