O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ prepara as comemorações de seu 25º aniversário
Publicado em: 02/06/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ prepara as comemorações de seu 25º aniversário

Um livro comemorativo, um mapa do Carnaval no Rio de Janeiro, solenidade festiva. Esta é a receita básica da homenagem que está sendo preparada pela diretoria para marcar a passagem dos 25 anos de criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, rebatizada em 1999 de Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, por ocasião da morte do eminente cientista.

 

Criada em agosto de 1980, a FAPERJ teve origem na fusão de duas outras fundações que pré-existiam: o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio de Janeiro (Fiderj) e o Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH). Nos primeiros tempos, as funções antes atribuídas às duas instituições que deram lugar à FAPERJ acabaram prevalecendo sobre aquelas que deviam orientar a recém-criada FAPERJ: o de promover e amparar a pesquisa.

Até 1987, o novo órgão sequer ofereceu apoio financeiro a projetos de pesquisa e bolsas de formação em pós-graduação. Até aquele ano, a FAPERJ, em convênio com o governo do estado, administrava o Programa Especial de Educação, com o objetivo de erguer 500 Cieps, e tinha sob sua subordinação uma Faculdade de Formação de Professores. Ainda no final dos anos 80, o governo estadual propôs a reestruturação da FAPERJ, segundo um modelo moderno e eficiente. Inspirada no exemplo dos países de grande tradição em pesquisa, a FAPERJ logo ficaria sob a supervisão da nova Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – denominação que só recentemente ganhou o acréscimo da palavra ‘Inovação’.

Hoje, voltada para o fomento da pesquisa e a formação científica e tecnológica necessárias ao desenvolvimento sócio-cultural do Estado do Rio de Janeiro, a FAPERJ mantém apoio a cerca de 2.200 bolsistas em diversas modalidades. Paralelamente, a Fundação presta, por meio de seus programas especiais - que incluem o lançamento regular de editais -, apoio a um grande número de instituições de ensino e centros de pesquisa localizados nos limites do estado.

Em 2004, a instituição teve um dos melhores anos de sua história financeira – com desembolso total de mais de R$ 137 milhões. O repasse dos recursos pelo governo estadual possibilitou, entre outras realizações, a con­cretização de novos programas, como o Rio Inovação e o Primeiros Projetos, e ainda o lançamento de importantes editais, como o que contempla projetos para o desenvolvimento regional e o que destina recursos para pesquisa em temas relacionados aos direitos humanos.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes