O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Catálogo de Edições FAPERJ de 2005 já está na Bienal do Livro
Publicado em: 19/05/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Catálogo de Edições FAPERJ de 2005 já está na Bienal do Livro

Edição atualizada do Catálogo de Edições FAPERJ, que acaba de sair do prelo, já está disponível no estande da FAPERJ na Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, zona oeste da cidade. O catálogo, de 120 páginas, traz uma lista de obras publicadas ao longo dos últimos anos com o apoio da Fundação por meio de seu programa Auxílio à Editoração (APQ3). A Bienal termina neste domingo, dia 22.

Surgido como instrumento de apoio à edição de livros, manuais, números temáticos de revistas e coletâneas científicas, o programa tem garantido, desde a sua criação, a publicação de um expressivo número de títulos, além de viabilizar também a produção de CDs, DVDs, sites/portais, catálogos e similares que divulguem e documentem resultados de pesquisas, debates acadêmicos, repositórios e fontes.

Os livros são publicados em parceria com editoras, que os remetem às livrarias. Um pequeno número é enviado à FAPERJ para doação a instituições da área acadêmica e científica e a bibliotecas públicas.

"Ao disponibilizar esse acervo, o Governo do Estado do Rio de Janeiro contribui para a difusão científica e cultural fluminense, revelando uma produção que contém elementos fundamentais à compreensão de sua realidade histórica-cultural e de seu desenvolvimento socioeconômico", explica Pedricto Rocha Filho, diretor-presidente da FAPERJ.   

Em sua quarta edição, o Catálogo de Edições reúne um resumo dos títulos publicados, que remontam ao ano de 1982 e percorrem mais de duas décadas até chegar ao primeiro semestre de 2005. Entre os títulos recentes, estão por exemplo, O Esporte vai ao Cinema, coletânea de artigos organizada por Victor Andrade de Melo e Fabio de Faria Peres (Editora Senac), e ATLAids – Atlas de Patologia da Aids, organizado pelo editor-científico Carlos Alberto Basílio de Oliveira (Editora Atheneu).
 
Aberta oficialmente pela governadora Rosinha Garotinho no dia 12 de maio, a Bienal do Livro vem atraindo um público recorde nesta sua 12 edição. Os organizadores esperam registrar a passagem de cerca de 600 mil pessoas até o seu encerramento.

Palestras no estande da FAPERJ
Como nas duas últimas edições do evento, a FAPERJ está presente na Bienal com um estande no espaço reservado à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), no Pavilhão Vermelho, próximo à entrada. Ali, a Fundação faz uma exposição de livros, manuais, coletâneas científicas, mapas, catálogos e CDs.

Paralelamente à exposição do material, a FAPERJ elaborou um programa de debates que estão sendo realizados no Café Universitário – um espaço especialmente preparado pela Abeu para receber palestrantes e convidados. O estande da associação, de 800m2, reúne 62 editoras universitárias. Na programação da Bienal estavam previstas mais de cem sessões literárias reunindo 240 escritores brasileiros e 30 estrangeiros. Cerca de 900 editoras estão representadas nos quatro pavilhões do Riocentro.

Clique aqui para ter acesso à lista de publicações da FAPERJ

Programação de palestrantes ligados à FAPERJ:

 

19/5 20h às 20h50 Chris Rodrigues
Tema: Cinema e Produção

20/5 14h às 15h Francisco Caruso
Tema: Difusão Científica

21/5 14h às 15h30 Deise Quintiliano
Quem tem medo de Jean-Paul Sartre?

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes