O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Bienal do Livro: FAPERJ promove palestras, debates e mostras
Publicado em: 05/05/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Bienal do Livro: FAPERJ promove palestras, debates e mostras

A participação na Bienal do Livro já é tradição na agenda da FAPERJ, que esteve presente em todas as mostras desde 2001. Este ano, na 12 Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que será realizada de 12 a 22 de maio, no Riocentro, a Fundação ocupará um estande de 20m2, no espaço da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), situado no Pavilhão Vermelho.

A FAPERJ aproveitará a ocasião para divulgar detalhes de seu Programa Auxílio à Editoração. Conhecido pela sigla APQ3, o programa destina-se a apoiar a edição de livros, manuais, números temáticos de revistas e coletâneas científicas em vários tipos de suporte (papel, eletrônicos etc.). O programa também apóia a realização de vídeos e CDs.

Além de expor as publicações que tiveram apoio do programa, o estande da Fundação contará com uma mostra reunindo os trabalhos de pintura e desenho referentes às três primeiras edições do Projeto Rio de Janeiro em Mapas. O projeto tem o objetivo de divulgar as principais construções, logradouros e instituições localizados em municípios fluminenses ou em bairros cariocas, sempre sob o ponto de vista histórico, cultural e arquitetônico.

 

Na estréia, o projeto retratou a região central da cidade do Rio de Janeiro pela paleta de Jorge de Salles; o mapa seguinte focalizou os bairros de São Cristóvão, Benfica e Mangueira, e teve a assinatura do pintor naif J. Araújo. A terceira edição contemplou pela primeira vez uma região situada fora dos limites da capital fluminense: Campos dos Goytacazes, que foi recriada pela ilustradora Mariana Massarani.

 

No dia 20 de maio, se incorpora à exposição a quarta edição do projeto, que retrata o tradicional bairro de Santa Teresa. O trabalho, que será lançado no dia 16 no Museu da Chácara do Céu, foi ilustrado por Ana Maria Moura, moradora do bairro. Também no dia 20, às 19h, a FAPERJ e a Uerj estarão oferecendo um coquetel de confraternização.

A programação organizada pela FAPERJ inclui ainda uma animada agenda de debates, que serão realizados no Café Universitário – um espaço especialmente preparado pela Abeu para receber convidados. Veja a programação:

15/5 18h às 19:50 Maria Antonieta Rodrigues
Tema: Revitalização do Parque Paleontológico de São José em Itaboraí

17/05 16h às 17:50 Ismar Carvalho
Tema: Fósseis

18/5 18h às 19:50 Mônica Savedra
Tema: Política de Lingüística no Brasil e no Mercosul

19/5 20h às 20:50 Chris Rodrigues
Tema: Cinema e Produção

20/06 14h às 15h Francisco Caruso
Tema: Difusão Científica

21/5 14h às 15:30 Deise Quintiliano
Quem tem medo de Jean-Paul Sartre?

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes