O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Conselho Superior faz reunião ampliada na ABC
Publicado em: 14/04/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Conselho Superior faz reunião ampliada na ABC

Pela segunda vez desde o final de 2004, a sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi palco, na sexta-feira, 8 de abril, de uma reunião extraordinária ampliada do Conselho Superior (CS) da FAPERJ. O encontro, realizado mais uma vez com o objetivo de discutir temas de interesse da comunidade científica do Estado do Rio de Janeiro, contou com a presença de sub-reitores, coordenadores de área da FAPERJ e pesquisadores, além de integrantes do CS e da diretoria da Fundação. A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho, Reinaldo Guimarães, e pelo presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho.

Na primeira das apresentações programadas para a ocasião, o professor do Instituto de Física da UFRJ e membro-titular da ABC Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho fez um resumo das ações e do planejamento da 3 Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser realizada de 24 a 27 de outubro, em Brasília. “O objetivo principal da conferência é demonstrar como a ciência, tecnologia e inovação produzidas no Brasil devem ser usadas como estratégia para promover o desenvolvimento econômico, político, social e cultural do país”, disse Aragão, que é um dos coordenadores do grupo de trabalho encarregado de organizar a conferência.

Ao final da palestra, o diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, fez breve apresentação sobre os objetivos da conferência anterior, de 2001. Naquela conferência, Rocha Filho coordenou a comissão de organização da regional Sudeste. Representando o secretário de estado de C,T&I, Wanderley de Souza, o subsecretário Luiz Henrique Almeida lembrou que, por iniciativa de Souza, já está instituído um fórum permanente de discussão sobre a participação do estado do Rio na conferência nacional.
 
Nova tabela das áreas do conhecimento 
A discussão em torno das eventuais mudanças na tabela de áreas do conhecimento foi o assunto seguinte da reunião. Manoel Domingos Neto, vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fez um balanço das atividades da Comissão Especial de Estudos – que preside, à frente de representantes do CNPq, Finep e Capes – com o objetivo de propor nova tabela de classificação das áreas do conhecimento.

“A reação da comunidade diante da criação da comissão foi surpreendente, com o envio de dezenas de e-mails”, relatou Domingos Neto. “A nova tabela deverá refletir uma nova realidade que deverá levar em conta não só a gestão das agências de C&T, mas igualmente as necessidades das instituições de pós-graduação do país – tudo em sintonia com as agências internacionais”, adiantou. A comissão, composta por 17 integrantes, terá nove meses para apresentar uma proposta.

O tema da nova tabela, de interesse direto de todos os presentes, provocou acaloradas intervenções. “Visto o grande interesse que o tema desperta, acredito ser adequado que o assunto seja incluído na pauta da próxima conferência nacional de C&T”, sugeriu Rocha Filho. A sugestão foi endossada pela maioria dos presentes e Aragão Filho foi encarregado de encaminhar o assunto ao comitê organizador da conferência.

O professor Aragão Filho fez também a última apresentação do encontro, sobre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A agência, assim como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, foi criada por lei em dezembro de 2004. O órgão é responsável pela execução e articulação de ações e estratégias da política industrial, por meio do apoio ao processo de inovação e fomento à competitividade do setor produtivo.

Além dos nomes já mencionados, participaram da reunião os conselheiros Angela Uller, Carlos Alberto Dias, Jesus Alvarenga Bastos, Maria Alice de Carvalho e Otávio Velho, e os suplentes Alberto Passos Guimarães, Lúcia Maria Nunes, Antonio Paes de Carvalho, Paulo Mário Freire, Beatriz Resende e Luiz Paulo Brandão. Lá estavam também os três diretores da FAPERJ, Maria Carolina Pinto Ribeiro (Administração e Finanças), Jerson Lima Silva (Diretoria Científica) e Marcos Cavalcanti (Diretoria de Tecnologia). A reunião contou ainda com a participação dos pró-reitores Ricardo Silva Cardoso (UNI-Rio), José Ricardo Ramalho (UFRJ), José Luiz Monteiro (UFRJ), Albanita Viana (Uerj), Ricardo Bergmann (PUC) e Eliete Bouskela (Uerj). Entre os coordenadores de área da FAPERJ, marcaram presença Olaf Malm e Elisa Baggio Saitovitch, além do coordenador de programas especiais Adalberto Vieira.

 

A próxima reunião ordinária do Conselho Superior – reservada apenas aos seus integrantes – acontecerá no dia 29 de abril, na sede da FAPERJ.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes