O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ participa do Dia da Inclusão Digital
Publicado em: 23/03/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ participa do Dia da Inclusão Digital

Os projetos desenvolvidos pela FAPERJ estarão sendo divulgados no Largo da Carioca, Centro do Rio, na terça-feira, dia 29 de março. A ação faz parte das comemorações pelo Dia da Inclusão Digital. A Fundação estará participando a convite do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), que montará um estande com terminais de Internet que poderão ser usados pela população.

 

Criado pela governadora Rosinha Garotinho através da Lei 4.503, sancionada em 11 de janeiro de 2005, o Dia da Inclusão Digital tem como objetivo divulgar todo o processo de evolução na área de Inclusão Digital e também os benefícios trazidos por ela, através de seminários, simpósios, conferências e eventos promovidos pelos órgãos ligados à área de Tecnologia da Informação e Comunicação dos Poderes Públicos.

Este ano as comemorações serão no sábado, dia 26 e na terça-feira, dia 29. Além de diversos órgãos do governo do estado foram formadas parcerias com organizações não-governamentais (ONGs) que atuam na área de inclusão digital, como o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e o Viva Rio.

A abertura do evento será no sábado, no Piscinão de Ramos. Em parceria com o CDI, o Proderj montará um laboratório de informática, com 15 computadores conectados à Internet, para acesso livre dos freqüentadores do local. Neste espaço, que funcionará das 11h às 16h, os instrutores do Proderj estarão apresentando aos cidadãos os serviços disponíveis na web, como agendamento de vistoria do Detran e a declaração simplificada do Imposto de Renda para Pessoa Física. Ainda no sábado, estão previstos shows do Jongo da Serrinha, Nação Maré e AffroLata.

Na terça-feira, dia 29, será montada uma tenda para acesso gratuito no Largo da Carioca, das 9h às 17h, com 15 microcomputadores conectados à Internet. Neste espaço, a população terá acesso aos serviços oferecidos pelo governo do estado na web, como o Cartório 24 Horas, além de poder marcar vistorias do Detran e fazer a declaração simplificada de Imposto de Renda para Pessoa Física.

A participação da FAPERJ será nesse espaço, onde a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação terá um estande para divulgação dos projetos de outras vinculadas (Faetec, Uenf e Uerj).  O Cederj terá estande próprio com três micros com acesso à internet em banda larga para demonstrar a plataforma Cederj e experimentos interativos de ciência montados em bancada. Estarão sendo disponibilizados dois totens para acesso à Internet. Um telão exibirá vídeos sobre Inclusão Digital produzidos pelo Proderj, CDI e Viva Rio. As duas ONG’s também terão stands próprios para divulgação das ações na área de Inclusão Digital.

Às 14 h haverá apresentação dos alunos da Escola de Música Villa-Lobos. Em seguida, será realizada uma mesa-redonda com o tema "O Impacto da Inclusão Digital no Dia-a-dia das Comunidades", com a participação de integrantes do Programa Internet Comunitária, das Escolas de Informática e Cidadania do CDI e do Viva Rio.

Em paralelo, também estarão acontecendo eventos nos 23 Centros de Internet Comunitária espalhados pelo estado do Rio. Das 9h às 17h, os CIC’s estarão sorteando brindes para o público que acessar os computadores no Dia da Inclusão Digital. A mesma programação será estendida aos menores em conflito com a lei que participam do projeto Liberdade Digital, na unidade Degase da Ilha do Governador.

Na terça-feira, a Uerj também oferecerá acesso gratuito à Internet no campus Maracanã e realizará uma programação cultural e interativa com o público. Os Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), através de seus Centros de Informática, promoverão aulas para as comunidades locais. A Faetec instalará também um stand no Méier, em frente ao número 74 da Rua Dias da Cruz.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes