O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > A Música Popular Brasileira no mapa do Rio de Janeiro
Publicado em: 10/03/2005

A Música Popular Brasileira no mapa do Rio de Janeiro

A FAPERJ apoiará a edição do Mapa da Música do Rio de Janeiro, que vai localizar no mapa do estado onde estão as instituições ligadas à MPB, com endereços, telefones e informações sobre suas atividades. Essa já é a segunda novidade anunciada desde a assinatura do protocolo de intenções celebrado com o Instituto Cultural Cravo Albin, no último dia 3.

 

O primeiro projeto da nova parceria foi anunciado na solenidade de assinatura e se refere à versão impressa do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, disponível hoje apenas na internet. O catálogo, que deve sair em breve, terá mais de seis mil verbetes. Com a iniciativa, a FAPERJ ajuda a consolidar a vasta memória da produção musical popular brasileira.

 

Uma das metas da nova parceria é desenvolver atividades de preservação, difusão e promoção da música popular brasileira. O protocolo prevê a realização de projetos e a realização de atividades de caráter cultural no campo da pesquisa para o desenvolvimento social, cultural e científico do Estado do Rio de Janeiro. 

 

A FAPERJ apóia o Instituto Cravo Albin desde 2001. O acervo da instituição é composto por fotografias, documentos originais, recortes de jornais e revistas, programas de rádio e televisão e roteiros de espetáculos musicais. O arquivo fonográfico, com mais de 15 mil discos, tem ainda duas mil fitas sonoras em rolo, fitas magnéticas sonoras em cassete e cerca de mil CDs.

Uma grande quantidade de documentos audiovisuais complementa o material que compreende ainda um acervo museológico. No instituto estão expostas peças de indumentária de personalidades da MPB, troféus, medalhas, mobiliário de época, esculturas, peças de artesanato, além de gravuras e quadros a óleo de artistas brasileiros de reconhecida importância.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes