O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rio Inovação atrai interesse de empresários
Publicado em: 24/02/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio Inovação atrai interesse de empresários

Ponta de lança fluminense de uma tendência mundial que indica os investimentos em inovação tecnológica como uma prioridade, o programa Rio Inovação foi o tema principal da palestra realizada no Conselho Empresarial de Gestão Estratégica Para Competitividade da Firjan, dia 18 de fevereiro, pelo assessor André Pereira Neto, que, na ocasião, representou o diretor de tecnologia da FAPERJ Marcos Cavalcanti.

Durante a palestra, o assessor da FAPERJ manifestou preocupação com a distância que separa as disciplinas e os temas abordados nos Programas de Pós-Graduação com a realidade das demandas do mercado de trabalho. Ele lembrou aos integrantes do conselho que o número de doutores não pára de crescer no estado e no país. “Muitos de nossos doutores têm como única alternativa de trabalho a atividade docente e a pesquisa, ou ambos. Quando pelo menos uma dessas opções não está disponível, o doutor vai procurar, à sua maneira, uma forma de sobreviver”.

 

Pereira Neto acredita que o investimento em Inovação Tecnológica tem potencial para se transformar em emprego e desenvolvimento econômico e social. O assessor disse ainda que a questão da inovação vem sendo tratada como assunto prioritário na agenda de países que ocupam lugar de destaque na economia mundial e também pelas nações emergentes. “As mudanças e conseqüências decorrentes dos investimentos em Inovação Tecnológica serão perceptíveis dentro de alguns anos. Por ora, ainda não há vencedores ou lideranças nesse jogo. E o Brasil precisa entrar em campo imediatamente ou corremos o risco de, mais uma vez, perdermos uma excepcional oportunidade de tomar a vanguarda”, disse.

Para Pereira Neto, o brasileiro possui um extraordinário espírito empreendedor, aliado a uma grande capacidade inventiva. “Por esta razão, o edital Rio Inovação não exigia título de mestrado ou doutorado dos proponentes, apenas um diploma de graduação universitária”, disse. “Isso, em si, já é uma Inovação”, completou.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes