O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Itamaraty divulga tinta invisível desenvolvida com apoio da FAPERJ
Publicado em: 17/02/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Itamaraty divulga tinta invisível desenvolvida com apoio da FAPERJ

reportagem e foto: Vinicius Zepeda

 

Claudio Lopes e a agenda com a menção à tinta invisívelA tinta invisível desenvolvida com apoio da FAPERJ pela equipe do professor de química Cláudio Cerqueira Lopes, da UFRJ, foi incluída entre as 54 inovações tecnológicas brasileiras que serão apresentadas pelo Governo Federal à comunidade internacional, através do Itamaraty. As novidades da tecnologia nacional estão numa agenda-calendário que será distribuída pelo departamento de promoção comercial do Ministério das Relações Exteriores a todas as embaixadas de países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas.

 

A descoberta da tinta aconteceu durante uma queda de luz que ocorreu quando Lopes e sua equipe realizavam uma pesquisa sobre um soro antiofídico mais resistente a altas temperaturas.Na época, um dos integrantes do grupo, o estudante Maicom Guerra, ao procurar um objeto no escuro com uma lâmpada ultravioleta, percebeu que a substância (3-aril cumarina) emitia um forte brilho. A partir daí, a equipe coordenada por Lopes passou, com subsídios da FAPERJ, a trabalhar no desenvolvimento de uma mistura de solventes – semelhante à usada em jatos de tinta – para solubilizar a substância e produzir uma tinta invisível.

 

A descoberta, uma vez consolidada,  poderá ser de grande utilidade para as polícias no trabalho de evitar falsificações. "Basta marcar qualquer objeto, como cédulas, obras de arte ou até mesmo animais que a olho nú ninguém vê. Mas basta utilizar um sensor infravermelho que a tinta aparece", explica Lopes.

 

Luz infravermelha revela tinta invisível (foto:divulgação/Lasape)

 

A agenda Itamaraty lista inovações tecnológicas nas áreas de saúde, transporte, informática, biotecnologia e desenho industrial. Há produtos como água de coco em pó, pele artificial, carro 3 em 1, entre outros.

 

As agendas, com a página do mês de julho destinada à tinta invisível serão entregues em cada embaixada do Brasil pelo mundo e distribuídas a empresários daqueles países.

 

De acordo com Lopes, entre outras aplicações a tinta invisível poderá ajudar no trabalho de preservação do patrimônio do país. Ao fazer uma marca qualquer num determinado objeto, é possível detectá-la através do uso de luz ultravioleta. “O diretor do Museu Nacional/UFRJ pediu que fizéssemos um projeto com o objetivo de marcar as obras raras do seu acervo”, conta Lopes. “Estamos conversando com a Casa da Moeda para firmar um convênio para marcação de notas. Já me reuni com a diretoria e a presidência da Casa. A equipe técnica de lá já veio fazer três visitas ao meu laboratório”, completa.

 

A tinta invisível é incolor, sem cheiro, de secagem rápida e não-tóxica, podendo também ser utilizada para marcar animais em exposição ou mesmo substituir o ferro em brasa da marcação de animais sem causar danos à saúde. “Já fiz testes marcando a orelha de bois sem nenhum prejuízo à saúde do animal”, explica Lopes.


Uma das grandes vantagens trazidas pelo trabalho da equipe de Claudio Lopes é a redução dos custos. Lopes informa que, fora do país, algumas empresas já produzem produtos de características semelhantes. “Mas estas empresas, geralmente especializadas em segurança, condicionam a venda do produto à aquisição de um pacote de serviços que encarece a compra. Com o produto fabricado aqui os custos seriam substancialmente reduzidos", conclui Lopes.

 

A fórmula da tinta invisível de Lopes já foi patenteada pela UFRJ no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes