O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Mapeamento Digital do Potencial de Rochas Ornamentais do Estado do RJ
Publicado em: 01/03/2005

Mapeamento Digital do Potencial de Rochas Ornamentais do Estado do RJ

Egberto Pereira (coordenação-geral)
Departamento de Recursos Minerais (DRM/RJ)
Apoio institucional: FAPERJ e Uerj
Ano de lançamento: 2004

O presente CD Rom dá continuidade às ações do Governo do Estado que desde 1999 vem trabalhando para dar o apoio necessário ao desenvolvimento do setor de rochas ornamentais do Estado do Rio de Janeiro. Realizado sob a responsabilidade do Departamento de Recursos Minerais – DRM-RJ, vinculado à Secretaria de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo, o CD reúne informações geológicas e tecnológicas referentes às regiões Norte, Noroeste e parte da Serrana, principal pólo de produção de rochas ornamentais e de revestimento do Estado do Rio.

 

A mídia reúne 25 mapas geológicos atualizados na escala 1:50.000, produzidos nas décadas de 1970 e 80, através do Projeto Carta Geológica. Estes mapas, aliados aos mapas com os títulos minerários do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e das Unidades de Conservação da Natureza (UCN) produzidos pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF-RJ), foram a base da pesquisa empreendida pelo DRM-RJ para desenhar um mapa de potencial em 1:50.000 para estas regiões e em 1:400.000 para todo o Estado do Rio, onde estão situadas as áreas ambientalmente protegidas, as áreas em pesquisa e a geologia das jazidas em lavra. Quem acessar o CD, irá ver mapas de regiões tais comoSanta Maria Madalena, Miracema, São Fidélis e Trajano de Morais.

O CD inclui ainda textos sobre temas diversos ligados ao assunto, como Mercado de Rochas Ornamentais e de Revestimento, Aspectos Legais da Mineração, Áreas Naturais Protegidas e Geologia das Áreas de Lavra de Rochas Ornamentais com vistas a Identificação da Potencialidade Regional. Em outra pasta do CD Rom estão 22 documentos que fazem referência a leis, decretos e portarias mencionadas nos textos específicos.

Os recursos obtidos para este projeto deram o passo que faltava para a publicação do primeiro Catálogo de Rochas Ornamentais do Estado do Rio de Janeiro, lançado em abril de 2003.

Veja mais informações sobre o Catálogo de Rochas Ornamentais do Estado do Rio de Janeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes