O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Casa da Ciência reabre para o público com nova exposição
Publicado em: 16/12/2021

Casa da Ciência reabre para o público com nova exposição

Marcos Patricio

Esculpidas em bronze, as esculturas de Ivan Cruz
recriam a atmosfera das brincadeiras infantis
(Fotos: Acervo Casa da Ciência)

Fechada desde março de 2020, por conta da pandemia, a Casa da Ciência (Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ) retoma suas atividades nesta sexta-feira, 17 de dezembro, com a abertura da exposição "Brincadeiras de Criança!", que reúne esculturas em bronze feitas pelo artista plástico Ivan Cruz. A entrada é gratuita, mas será preciso fazer agendamento prévio pela página da Casa no Instagram e apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, quando for o caso.

Concebida como um evento teste para voltar a receber o público, a mostra estará aberta, inicialmente, apenas nos dias 17 e 18. Na sexta-feira, o horário de visitação vai das 10h às 15h. No sábado, será das 10h às 16h. A ideia é que, a partir de janeiro, os dias e horários de funcionamento aumentem progressivamente.

Para receber o público com segurança, a lotação será de 50 pessoas por hora. Ao fazer o agendamento, o visitante poderá reservar até cinco ingressos. No dia marcado, ele poderá permanecer no espaço por uma hora no máximo. Os organizadores pedem que os interessados cheguem com antecedência de 15 minutos, levem suas garrafinhas de água, e, é claro, usem máscara.

Além de aproveitar o belo jardim do local, uma das atrações da Casa, quem for até lá neste fim de semana poderá visitar, também, a exposição "Alzheimer", que reúne obras de 20 artistas brasileiros sobre o tema. Fotografias, grafites, colagens e pinturas estão entre os trabalhos expostos no grande salão. Essa era a mostra que estava em cartaz quando o espaço foi fechado e que agora voltará a ser visitada. A princípio, as duas exposições continuarão até abril de 2022.

Apesar de suspender o atendimento presencial, a Casa da Ciência manteve o contato com o público, oferecendo atividades virtuais, desde o início da pandemia, por meio de um blog e das redes sociais. Para os profissionais foi promovido um curso de divulgação científica e mídias sociais. Para a garotada, um dos principais alvos da Casa, foram propostos experimentos e desenvolvidas ações, como a que destacou a importância das vacinas, com o intuito de estimular o interesse pela ciência.

Instaladas na área externa da Casa da Ciência, a
exposição "Brincadeiras de Criança!" marca a 
volta das atividades presenciais ao espaço

Independente da atividade, a proposta é sempre valorizar a importância do conhecimento. “O conhecimento possibilita que as pessoas tomem as melhores decisões para as suas vidas. É importante podermos contar com um centro cultural que valorize a ciência e a tecnologia e que, por meio de suas atividades e programação, contribua para que a sociedade possa tomar sempre as melhores decisões”, afirma Ismar de Souza Carvalho, diretor da Casa da Ciência. A instituição, que completou 25 anos em 2020, vem contando com o apoio da Faperj.

Com a reabertura, já estão sendo planejadas as atividades para 2022. Uma delas, com o apoio da Fundação, será uma mostra dedicada à obra da artista plástica Fayga Ostrower. Haverá uma exposição relacionada à física e uma outra, maior, que ainda está sendo negociada. A Casa da Ciência também será cenário para alguns dos eventos em comemoração aos 200 anos da Independência.

Serviço:

Exposições "Brincadeiras de Criança!" e "Alzheimer"
Entrada franca com agendamento prévio.
Agendamento pelo Instagram:

https://www.instagram.com/casadacienciadaufrj/p/CXL8w7pFA66/?utm_medium=share_sheet

Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ
Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes