O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa Fronteiras da Ciência e Inovação RJ contempla 19 propostas
Publicado em: 11/11/2021

Programa Fronteiras da Ciência e Inovação RJ contempla 19 propostas

Por Ascom Faperj

A FAPERJ publica nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, o resultado da avaliação das propostas ao Programa de Apoio às Fronteiras da Ciência e Inovação RJ – Infraestrutura Multiusuária em Equipamentos de Grande Porte – 2021 que visa apoiar projetos que dotem o Estado do Rio de Janeiro de infraestrutura multiusuária adequada a realização de projetos de fronteira – científicos e tecnológicos – em áreas experimentais que requeiram equipamentos de grande porte instalados em condições adequadas, de maneira a permitir o compartilhamento multiusuário dos mesmos. Dezenove propostas foram aprovadas pela comitê avaliador.

Em um processo seletivo altamente competitivo, os avaliadores de renome internacional provenientes de diferentes instituições do País (vide lista abaixo) avaliaram as 57 propostas submetidas que, somadas, demandavam mais de R$ 300 milhões em recursos. Serão apoiadas propostas nas diversas áreas do conhecimento e nas diferentes Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediados no estado do Rio de Janeiro. Cada proposta contemplada prevê a cooperação de pelo menos três das instituições de pesquisa do estado, com a participação de pesquisadores de alta competência de cada uma das instituições. Das 19 propostas aprovadas, 2 delas foram na faixa A e serão desenvolvidas no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN) e na UFRJ; as demais, 17, foram selecionadas na faixa B. As propostas da faixa B serão desenvolvidas na UFRJ (10), UFF (2), UERJ (1) e PUC-RIO (4).

"O programa de apoio às fronteiras da ciência e inovação é muito importante para o desenvolvimento e avanço das pesquisas que visam beneficiar a população e Estado do Rio de Janeiro. Vamos seguir sempre avançando, pois temos muito a ganhar incentivando os pesquisadores que trazem novas tecnologias e facilidades para a vida de todos", disse Dr. Serginho, secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o Edital Fronteiras – Grandes Equipamentos passa a constituir um dos grandes programas da FAPERJ e elevará a capacidade de pesquisa no estado para um novo patamar impulsionando o desenvolvimento científico e tecnológico fluminense. "Apesar de o edital ter tido um valor alocado de R$ 100 milhões, a demanda total de solicitação do Edital foi três vezes superior e a diretoria da FAPERJ já tomou a decisão de reeditá-lo no início de 2022", destacou.

A professora e pesquisadora Eliete Bouskela, diretora Científica da FAPERJ, ressaltou a importância do edital no que tange ao papel dos equipamentos de grande porte para a ciência. “O edital reforça o quanto é fundamental financiarmos a aquisição de equipamentos de grande porte, que possibilitam a infraestrutura multiusuária, para impulsionar a produção científica na fronteira do conhecimento. E frente a alta demanda qualificada recebida nesta edição, torna-se imperioso que a FAPERJ promova uma nova edição em 2022”, completou.

Confira a lista de projetos contemplados no link abaixo:

Resultado: Programa de Apoio às Fronteiras da Ciência e Inovação RJ – Infraestrutura Multiusuária em Equipamentos de Grande Porte – 2021

Lista dos Membros do Comitê de Avaliação:
Alvaro Toubes Prata (UFSC)
Andy Petroainu (UFMG)
Carlos Henrique Inacio Ramos (UNICAMP)
Celia Regina da Silva Garcia (USP)
Edgar Dutra Zanotto (UFSCar)
Giovanni Guido Cerri (USP)
Luiz Carlos Dias (UNICAMP)
Luiz Henrique Catalani (USP)
Paulo Alberto Nussenzveig (USP)
Richard Garrat (USP-SC)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes