O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Nota de pesar: Morre Diucênio Rangel, artista e professor da UFRRJ
Publicado em: 21/09/2021

Nota de pesar: Morre Diucênio Rangel, artista e professor da UFRRJ

Por Ascom FAPERJ

Uma das obras ilustradas por Diucênio, em
parceria com Leopoldo De Meis
(Reprodução)



A direção da FAPERJ se une à comunidade acadêmica para expressar seu pesar pelo falecimento, nesta terça-feira, 21 de setembro, do artista e professor de Ilustração e Gravura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Diucênio Afonso Rangel do Carmo. Ele trabalhou durante muitos anos ao lado do médico Leopoldo de Meis, que foi professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), idealizando e ilustrando os livros em quadrinhos e produzindo os vídeos de animação, além de peças teatrais sobre Ciência como ilustrador. “Diucênio era a ponte entre Arte e Ciência do professor Leopoldo”, contemporizou o presidente da Fundação, Jerson Lima Silva.

Ele faleceu na Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Campo Grande, às 00h05. Estava internado desde fevereiro. Sofreu de septicemia, pneumonia, acidente vascular encefálico isquêmico e hipertensão arterial sistêmica. Teve uma parada cardíaca como consequência. O sepultamento será realizado na manhã desta quarta-feira, no Cemitério de Murundu, em Realengo.

Diucênio cursou Bacharelado em Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Química Biológica, área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Ciência, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Química Biológica, área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Ciência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Dentro da área de Artes, se destacou por seu trabalho no campo nas Artes Plásticas e Ilustração, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência, Educação, Difusão, Teatro, Ilustração e História em Quadrinhos.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes